Enem PPL 2020: MEC abre inscrição para o Exame

Enem 2020

Exame Nacional do Ensino Médio

O Ministério da Educação (MEC) abre inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade, ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2020.

Inscrição Enem PPL 2020

As inscrições para o Enem PPL deverão ser realizadas no período de 30 de novembro a 11 de dezembro de 2020, por meio do site <sistemasespeciais.inep.gov.br/unidadesprisionais>

Anúncio

Conforme edital, os órgãos de administração prisional e socioeducativa que desejarem indicar unidades para aplicação do Enem PPL deverão encaminhar, por e-mail, um ofício firmando a adesão com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e indicar um responsável pedagógico. Este terá a função de acompanhar todos os trâmites do exame, desde a inscrição até os resultados, além de determinar as salas de provas dos participantes; a transferência entre as unidades, quando necessário, dentro do prazo previsto; e excluir aqueles que tiverem sua liberdade decretada. O termo de adesão deverá ser enviado entre os dias 16 e 27 de novembro.

Provas Enem PPL 2020

As provas serão aplicadas nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2021, das 13:30 às 18:30.

Como usar as notas do Enem PPL 2020?

Conforme edital, os participantes com idade a partir de 18 anos poderão utilizar o desempenho no exame como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso à educação superior, por meio do Sisu 2021, ou por outros processos seletivo.

Publicidade

Ainda conforme edital, os menores de 18 anos, que fazem a prova com o intuito de conhecer a avaliação e não possuem ensino médio completo — “treineiros” —, só poderão utilizar os resultados individuais no exame para autoavaliação de conhecimentos.

Enem PPL

As provas do Enem PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A única diferença é a aplicação, que acontece dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada unidade da Federação.

Anúncio

Cronograma Enem PPL 2020

Enem PPL edição 2019

Conforme informações do MEC, na edição de 2019, o Enem PPL recebeu 46.240 inscrições, com 1.228 instituições homologadas para a aplicação da prova em 25 estados e no Distrito Federal. O estado de São Paulo registrou o maior número de inscrições, 15.826, seguido de Minas Gerais, que contou com 4.959.

Publicidade

Outras informações poderão ser conferidas no Edital Enem PPL 2020.

Sair da versão mobile