Enem 2020: Dicas para o segundo dia das provas

O INEP/MEC aplicarão a segunda etapa das provas do Enem 2020, no dia 24 de janeiro, e os estudantes resolverão questões de matemática e de ciências da natureza.

Em relação a exatas, a dica é fazer as provas anteriores do Enem e ter calma. O Enem não quer colocar pegadinha para o candidato, pois ele quer cobrar o que realmente está no enunciado da questão. A expectativa é que as questões tenham menos textos longos e com enunciados mais objetivos.

Anúncio

Agora não é o momento de querer aprender conteúdos novos, de tirar o atraso, porque isso pode gerar tensão e cansaço desnecessários nesta reta final. Será muito importante revisar e focar nos conteúdos que mais caíram nas provas.

Enem 2020: Prova de matemática e de ciências da natureza

A prova de domingo, dia 24 de janeiro repetirá os padrões do Enem, tanto no conteúdo quanto na abordagem de problemas e conteúdos que são relevantes para o dia a dia dos alunos.  A prova terá por objetivo cobrar problemas e situações práticas, conteúdos que têm aplicação no dia a dia, pois conteúdos muito técnicos não costumam ser cobrados.

Conteúdos mais cobrados

Razão, proporção, porcentagem, regra de três são conteúdos recorrentemente cobrados na prova de matemática. Na de biologia, o conteúdo destacado é ecologia; Na de física, mecânica, que envolve aceleração, velocidade e troca de energia; e, na de química, físico-química, que engloba cálculo químico e aplicações práticas das reações químicas.

Publicidade

Dicas para a hora da prova

Duração da prova

Os estudantes terão cinco horas para resolver 90 questões do segundo dia do Enem. Por isso será importante o estudante saber identificar as questões que têm facilidade para resolver, pois tal procedimento o ajudará na questão do tempo. Geralmente cada questão consome três minutos do tempo do estudante.

Enem 2020

O Enem começou a ser aplicado no último domingo, dia 17 de janeiro e terá o segundo dia de aplicação no dia 24 de janeiro. No primeiro dia de aplicação, o exame teve abstenção recorde de 51,5%. Do total de 5.523.029 inscritos para a versão impressa do Enem, 2.842.332 faltaram às provas.

Anúncio

Nesta edição, o Enem terá uma versão impressa e uma digital, realizada de forma piloto para 96 mil candidatos, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

As medidas de segurança adotadas em relação à pandemia do novo coronavírus serão as mesmas tanto no Enem impresso quanto no digital.

Publicidade

De acordo com informações do INEP, haverá, por exemplo, um número reduzido de estudantes por sala, para garantir o distanciamento entre os participantes. Durante todo o tempo de realização da prova, os candidatos estarão obrigados a usar máscaras de proteção da forma correta, tapando o nariz e a boca, sob pena de serem eliminados do exame. Além disso, o álcool em gel estará disponível em todos os locais de aplicação.

Reaplicação Enem 2020

Os candidatos que tiverem sintomas de covid-19 e de outras doenças infectocontagiosas não devem comparecer aos locais de prova.

Anúncio

Os estudantes que foram impedidos de fazerem a prova no primeiro dia também poderão solicitar a referida reaplicação.

Os estudante deverá comunicar ao Inep por meio da Página do Participante, no período de 25 a 29 de janeiro de 2021. Após análise do Órgão, tais candidatos terão direito à reaplicação, que será realizada nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Anúncio

Há outros problemas logísticos que se encaixam no critério para pedir reaplicação das provas?

De acordo com o edital do Enem 2020 prevê como problemas logísticos: desastres naturais (que comprometam a infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova), falha no leitor de tela para quem pediu este recurso ou erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador, que tenha, comprovadamente, causado prejuízo ao participante.

Sair da versão mobile