Enem 2018: Questão anulada não interfere no cálculo final do Exame

Enem 2018: Questão anulada não interfere no cálculo final do Exame, conforme informações do Ministério da Educação.

A questão de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 foi anulada; por já ter aparecido em outro vestibular,  mais precisamente da UFPR; e tal procedimento não afetará nem os candidatos que acertaram a questão, nem os que erraram.

Anúncio

Conforme o Inep,  o motivo de não haver candidato prejudicado é a própria metodologia do Enem, que utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI). A questão anulada deixará de existir, e o cálculo da nota será realizado apenas com base nas demais 44 questões.

Veja a questão que foi anulada

Ainda conforme o Inep, os níveis representam a dificuldade de cada questão – um dos princípios da TRI é que o conjunto de 45 questões de cada prova do Enem tenham um equilíbrio entre questões fáceis, médias ou difíceis.

Publicidade

No Enem 2018, portanto, a nota da prova de matemática será calculada de acordo com os erros e acertos de cada candidato nas demais 44 questões, seguindo o padrão da TRI; que tem um sistema ‘antichute’ e concede pontos diferentes segundo o “percurso” de cada candidato.

Gabarito Enem 2018

O gabarito do Enem 2018 será publicado amanhã, dia 14 de novembro de 2018, no site do Enem 2018.

Anúncio

Resultado Enem 2018

O resultado do Enem 2018 está previsto para o dia 18 de janeiro de 2019, mas poderá ser antecipado, conforme informações do Inep. Após a divulgação do resultado será abertas as inscrições para o Sisu 2019.

Sair da versão mobile