Enem 2017: motivos para diminuição das inscrições

Proposta de Redação: Quanta custa a violência no Brasil?

Proposta de Redação: Quanta custa a violência no Brasil?

Enem 2017: motivos para diminuição das inscrições, pois as edições anteriores do Exame tiveram recorde de números de candidatos.

Abaixo o número de inscrições do Enem confirmadas desta e de outras edições, que tiveram o boleto quitado pelos candidatos:

Anúncio

-Enem 2017: 6,1 milhões;

-Enem 2016: 8,6 milhões;

-Enem 2015: 7,7 milhões;

Publicidade

-Enem 2014: 8,7 milhões;

-Enem 2013: 7,1 milhões;

Anúncio

-Enem 2012: 5,7 milhões;

-Enem 2011: 5,4 milhões.

Publicidade

Enem 2017: motivos para diminuição das inscrições

O Inep, órgão responsável para organização e aplicação do Exame aponta diversas razões para diminuição do número de  inscrições:

-Aumento da taxa de inscrição para R$ 82,00, para que o prejuízo do Inep seja menor. Entenda os motivos para o aumento da taxa.

Anúncio

-O Enem não certificará mais o Ensino Médio, e com essa alteração mais de um milhão de candidatos não realizaram a inscrição. Conheça o Encceja, que a partir de 2017 voltará a certificar o Ensino Médio.

-Maior exigência para solicitação da isenção da taxa de inscrição;

Anúncio

-Somente os alunos das escolas públicas da educação básica, que estão cursando a terceira série do Ensino Médio, tiveram a isenção automática. Os Treineiros das series iniciais, mesmo de escolas públicas, tiveram que pagar sua inscrição;

-O Inep, a partir desta edição, introduziu o cruzamento de dados com a base do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e do Censo Escolar. Assim, a concessão da gratuidade por meio da autodeclaração, que ocorria até a edição de 2016, foi banida. O objetivo, segundo o Inep, é possibilitar uma aplicação consciente do recurso público, garantindo a isenção aos participantes que realmente necessitam da gratuidade.

Nesta edição de 2017, Enem recebeu 7.603.290 milhões de inscritos. O balanço do Inep, divulgado nesta terça-feira 30 de maio, apontou que 1.467.872 estudantes se inscreveram e não fizeram o pagamento dos boletos.

Provas Enem 2017

As provas desta edição serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro, ou seja, em dois domingos consecutivos. A divulgação do resultado está programada para 19 de janeiro de 2018. Após esta data terá início as inscrições para o Sisu, que seleciona candidatos para as universidades públicas brasileiras.

Maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone 0800-616161.

Dicas de Estudo Enem e Vestibulares:

–Dicas de Estudo para Biologia;

–Dicas de Estudo para Física;

–Dicas de Estudo para Química;

–Dicas de Estudo para Matemática;

-Dicas Ciências da Natureza;

-Dicas Barragem de Mariana;

Acesse dicas de Redação para treinar sua escrita e argumentos.

Acesse outros vestibulares que estão disponíveis para 2017.

Conheça as Universidades e Institutos Federais de Educação que utilizam o Sisu para ingresso em seus diversos cursos.

Sair da versão mobile