Enem 2019 já recebeu mais de dois milhões de solicitação de isenção

De acordo com o MEC, a dois dias do fim do prazo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep); autarquia vinculada ao MEC, já registrou 2.123.576 pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.

Prazo para solicitar isenção de taxa do Enem 2019

Os candidatos interessados deverão acessar a página do Enem 2019 até o dia 10 de abril; e efetuar o pedido de isenção para realizar o exame gratuitamente.

Anúncio

A isenção de taxa de inscrição não é automática para nenhum grupo de participantes; e a solicitação não poderá ser feita durante o período das inscrições.

Resultado da Isenção de taxa

O resultado do pedido de isenção será publicado em 17 de abril, no site do Enem. Veja abaixo as datas para recursos:

-Recurso da isenção da taxa de inscrição 22 a 26/04/2019;
-Recurso da justificativa ausência 22 a 26/04/2019;
-Resultado do recurso da isenção da taxa de inscrição 02/05/2019;
-Resultado do recurso da justificativa de ausência 02/05/2019.

Publicidade

Quem tem direito a isenção de taxa do Enem?

De acordo com edital do Enem 2019:

-Têm direito à isenção todos os estudantes que estão no último ano do ensino médio na rede pública de ensino.

Anúncio

-Candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda; precisam ter Número de Identificação Social (NIS), único e válido.

No caso dos concluintes do ensino médio na rede privada, podem realizar o Enem gratuitamente aqueles com bolsa integral e renda de até meio salário mínimo por pessoa; ou três salários mínimos de renda familiar, desde que estejam no cadastro único do governo federal.

Publicidade

Inscrições

As inscrições para o Enem 2019 serão realizadas no período de 6 a 17 de maio, no site do Enem. Os candidatos que forem beneficiados com a isenção deverão realizar a inscrição.

Provas 

No primeiro dia, 3 de novembro, serão cinco horas e meia para o participante resolver questões de linguagens, códigos e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação – para a qual vale a advertência de que qualquer explanação; que desrespeito aos direitos humanos incorrerá na perda de 200 pontos.

Anúncio

No segundo dia, 10 de novembro, serão cinco horas para desenvolver as questões propostas de ciências da natureza e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias.

Sair da versão mobile