O gabarito do Encceja 2018 será divulgado no dia 17 de agosto

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) teve 53,4% de ausentes, na edição de 2018.

Ao todo, 1.695.607 pessoas estavam inscritas, mas somente 906.123 compareceram para fazer as provas no domingo, 5 de agosto.

Anúncio

O histórico de abstenções no exame aponta alta taxa de ausentes:

-2017, o percentual foi de 56,88%.

-2014, o total foi de 47,56%.

Publicidade

Veja mais informações referentes ao Balanço do Encceja 2018

Gabarito Encceja 2018

De acordo com o Inep, o gabarito oficial do Encceja Nacional 2018 será divulgado até 17 de agosto, no link http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial

Anúncio

Resultado Encceja 2018

O resultado do Encceja 2018 será divulgado no mês de outubro, no link http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial

Temas da redação Encceja

Na tarde deste domingo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os temas das provas de redação.

Publicidade

Ensino Fundamental

Para os estudantes que se inscreveram para o exame de nível fundamental, a redação foi sobre o tema “Possibilidades de uma alimentação segura para a população brasileira”.

Ensino Médio

Para os estudantes do nível médio, o tema foi “Os riscos do trabalho noturno para a saúde do trabalhador”.

Anúncio

O que é o Encceja?

De acordo com o Inep, o exame oferece o certificado de conclusão do ensino médio e fundamental para pessoas que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada.

Quem pode participar?

Poderão participar jovens e adultos com no mínimo 15 anos completos na data de realização da prova, para o ensino fundamental; e jovens e adultos com no mínimo 18 anos completos na data de realização do exame, para o ensino médio.

Anúncio

Como obter a certificação pelo Encceja?

Para obter o certificado é preciso atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame. No caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física, no Ensino Fundamental, e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, no Ensino Médio, o participante deve ainda ter nota igual ou superior a cinco pontos na Redação.

Após a divulgação dos resultados, o participante que obtiver a nota mínima em alguma das áreas de conhecimento; deverá procurar a Secretaria de Educação; ou o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia; indicado na inscrição para solicitar sua declaração parcial de proficiência; ou certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio; caso comprove proficiência nas quatro áreas.

O Encceja possibilita a emissão desses dois tipos de documentos certificadores.

Sair da versão mobile