Como se preparar para o Encceja 2018?

Dicas para a prova, pois o Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) que será será realizado no próximo no dia 5 de agosto de 2018.

Os candidatos de todo o país deverão ter atenção a alguns procedimentos que ajudam na resolução das provas e na administração do tempo disponível.

Anúncio

Roteiro básico para se ter um bom rendimento na prova do Encceja, de acordo com o MEC:

 

1 – Dormir bem é fundamental. O candidato precisará estar descansado para realizar uma boa prova. Consumir muita água e ter uma alimentação saudável também será muito importante.

2 – Crie um plano de estudos. Assim como na preparação para vestibulares, concursos e o Enem, tudo começa com a elaboração de um bom plano de estudos, organizando os dias e horários para estudar cada disciplina. Dessa forma, o candidato não deixará nenhum assunto de fora e pode estudar com antecedência.

Publicidade

3 – Leia, sem desespero, o material de estudos gratuito para o Encceja, fornecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

4 – Realize provas antigas como treino. Assim, você terá uma noção básica do conteúdo cobrado regularmente no exame.

Anúncio

5 – Pense na questão do tempo de resolução da prova – aproximadamente três minutos por questão. A resolução de simulados audará muito nesse quesito.

6 – Redação é treino. Com a proximidade da prova, faça pequenos textos de dez linhas. Escolha sempre temas que envolva a atualidade.

Publicidade

7 – Leitura em dia (livros, jornais, internet etc.). Essa prática aumenta a capacidade de interpretar textos, o conhecimento de ortografia e amplia o vocabulário, trazendo mais facilidade na hora de escrever e responder as questões.

8 – O candidato deverá comparecer ao local do exame uma hora antes do início da prova. Para tanto, acorde duas horas mais cedo que o habitual e planeje o trajeto a partir de sua casa com mais tranquilidade.

Anúncio

9 – Faça um planejamento de estudo para as semanas que antecedem a prova. Estudar em cima da hora pode não ser uma boa ideia. Um dia antes do exame, não releia demais o que já foi estudado. O candidato precisa estar descansado. O ideal é fazer uma breve revisão do conteúdo até dois dias antes.

10 – Leia as respostas com atenção. Não tenha pressa para finalizar o exame e revise todo o conteúdo respondido antes de ir embora.

Anúncio

Inscrições Encceja 2018

As inscrições serão realizadas das 10h do dia 16 de abril até as 23h59 do dia 27 de abril; pelo site do programa (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja).

Como funciona o Encceja

De acordo com o MEC, o Encceja é realizado todos os anos pelo Inep para estudantes jovens e adultos que não concluíram as etapas da educação básica na idade regular. Ele tem várias modalidades e oferece dois tipos de habilitação: a do ensino fundamental e a do ensino médio. Semelhante ao Enem, ele tem quatro provas objetivas e uma redação, mas é aplicado em um único dia, de manhã e à tarde.

Ensino fundamental
Turno matutino: 9h às 13h

Prova I: ciências naturais
Prova II: matemática
Turno vespertino: 15h30 às 20h30

Prova III: língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação
Prova IV: história e geografia

Ensino médio
Turno matutino: 9h às 13h

Prova I: ciências da natureza e suas tecnologias
Prova II: matemática e suas tecnologias

Turno vespertino: 15h30 às 20h30

Prova III: linguagens e códigos e duas tecnologias e redação
Prova IV: ciências humanas e suas tecnologias
No dia do exame, os portões de acesso serão abertos às 8h e fechados às 8h45 para as provas do período matutino, e abertos às 14h30 e fechados às 15h15 para as provas aplicadas no turno vespertino, de acordo com o horário de Brasília.

Gabaritos Encceja 2018

Os gabaritos das provas objetivas serão dibulgados até o 10º dia útila seguinte ao dia da realização do exame, de acordo com o edital.

Sair da versão mobile