Encceja Nacional será aplicado no dia 5 de agosto

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) Nacional será aplicado no dia 5 de agosto; para as pessoas que buscam os diplomas dos ensinos fundamental e médio.

O edital Encceja Nacional 2018, com as regras do exame foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 14 de março.

Anúncio

O Encceja oferece certificação para as pessoas que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino.

Até 2016, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também tinha essa função; mas desde o ano passado os objetivos das provas foram desagregados.

Inscrições

As inscrições serão realizadas das 10h do dia 16 de abril até as 23h59 do dia 27 de abril; pelo site do programa (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja).

Publicidade

A participação no exame é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos com no mínimo 15 anos completos na data de realização da prova; para o ensino fundamental, e jovens e adultos com no mínimo 18 anos completos na data de realização do exame, para o ensino médio.

Nome Social

Entre 30 de abril e 4 de maio serão recebidas as solicitações para atendimento por nome social.

Anúncio

De acordo com informações do Inep, o participante que não comparecer à aplicação das provas das áreas de conhecimento para as quais se inscreveu; e não justificar sua ausência deverá ressarcir ao Inep o custo gasto com ele; acrescido da correção do IPCA, se tiver interesse em fazer o exame novamente.

Como funciona o Encceja?

De acordo com o MEC, o Encceja é realizado todos os anos pelo Inep para estudantes jovens e adultos que não concluíram as etapas da educação básica na idade regular. Ele tem várias modalidades e oferece dois tipos de habilitação: a do ensino fundamental e a do ensino médio. Semelhante ao Enem, ele tem quatro provas objetivas e uma redação, mas é aplicado em um único dia, de manhã e à tarde.

Publicidade

Ensino fundamental
Turno matutino: 9h às 13h

Prova I: ciências naturais
Prova II: matemática
Turno vespertino: 15h30 às 20h30

Prova III: língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação
Prova IV: história e geografia

Anúncio

Ensino médio
Turno matutino: 9h às 13h

Prova I: ciências da natureza e suas tecnologias
Prova II: matemática e suas tecnologias

Turno vespertino: 15h30 às 20h30

Anúncio

Prova III: linguagens e códigos e duas tecnologias e redação
Prova IV: ciências humanas e suas tecnologias
No dia do exame, os portões de acesso serão abertos às 8h e fechados às 8h45 para as provas do período matutino, e abertos às 14h30 e fechados às 15h15 para as provas aplicadas no turno vespertino, de acordo com o horário de Brasília.

Gabaritos Encceja 2018

Os gabaritos das provas objetivas serão dibulgados até o 10º dia útila seguinte ao dia da realização do exame, de acordo com o edital.

Além de ser realizado no formato conhecido como Encceja Nacional, para qualquer adulto que cumpra os requisitos, o Encceja também é aplicado para pessoas privadas de liberdade e para brasileiros no exterior. Estas datas ainda não foram divulgadas pelo Inep.

Correção da Prova Encceja 2018

De acordo com edital:

-As marcações das respostas contidas no Cartão-Resposta são processadas por leitura óptica, para que se proceda à correção.

O cálculo das proficiências nas provas objetivas tem como base a Teoria de Resposta ao Item (TRI).

O desempenho do PARTICIPANTE na prova objetiva, calculado com base na TRI, será quantificado em cada prova numa escala de proficiência com média 100 (cem) e desvio-padrão de 20 (vinte) pontos.

No caso da Redação, a nota global será dada, conforme descrito no Item 10.3, numa escala que varia de 0 (zero) a 10 (dez).

-O PARTICIPANTE será considerado habilitado se atingir o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja. O nível 100 (cem) dessa escala significa que o participante desenvolveu as habilidades mínimas necessárias para obter a Certificação.

-No caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física, no ensino fundamental, e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, no ensino médio, o PARTICIPANTE deverá adicionalmente obter proficiência na prova de Redação para obter Certificação.

– O PARTICIPANTE será considerado proficiente na Redação quando obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos.

Redação Encceja 2018

Conforme edital:

-O texto da Folha de Redação será corrigido por dois corretores de forma independente; sem que um conheça a nota atribuída pelo outro.

-Caso haja discrepância de 4 (quatro) pontos ou mais no total dos pontos atribuídos às competências; haverá recurso de ofício e a redação passará por uma terceira correção. A pontuação do terceiro corretor será soberana sobre as demais.

-No caso em que a discrepância das notas entre os dois corretores for inferior a 4,0 (quatro) pontos; prevalecerá a média das duas notas atribuídas.

-A redação que não atender à proposta solicitada, no que diz respeito ao tema e à tipologia textual, será considerada “Fuga ao tema/não atendimento à tipologia textual”.

Certificação Encceja

Conforme informações do MEC, o Inep elabora, aplica e corrige as provas, mas a certificação é competência das secretarias estaduais de educação e dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia que tiverem assinado termo de adesão ao Encceja com o Inep.

Durante a inscrição, o participante precisará escolher a instituição certificadora na qual pretende solicitar a certificação ou a declaração parcial de proficiência.

Ao fazer a inscrição, o participante também precisa ficar atento à seleção das áreas de conhecimento. Quem visa ao certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio precisa ter proficiência nas quatro áreas do conhecimento e na redação.

O participante que já tem alguma declaração parcial de proficiência, obtida em edições passadas do Enem ou do próprio Encceja; ficará liberado de fazer a prova da área na qual já tem proficiência comprovada.

Quem não tem uma declaração parcial de proficiência deverá escolher fazer todas as provas do nível de ensino para o qual busca a certificação.

Fonte Edital Encceja 2018

Sair da versão mobile