Encceja 2019 teve recorde de participantes no dia da prova

Encceja 2017 Nota Mínima

Encceja 2017 Nota Mínima

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2019 foi aplicado no domingo, 25 de agosto,  em todo o país, e registrou recorde de participantes.

De acordo com o Inep, em 2019, 1.185.945 jovens e adultos realizaram as provas, em 613 municípios; o que gerou um aumento de 45% em relação à edição de 2018.

Anúncio

Encceja 2019

O Encceja 2019 contou com 5.839 locais de prova e 76.874 salas. Pela manhã e à tarde, 165 mil pessoas estiveram envolvidas na aplicação do exame.

Gabaritos e Resultados

A previsão é de que até o dia 6 de setembro, os gabaritos seja liberados no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os resultados serão divulgados no mês de dezembro.

Temas das redações

Nesta edição, os temas das redações foram “A organização do tempo e o acesso às redes sociais”, para o ensino médio; e “Novas formas de consumo consciente”, para o fundamental, ambos bastante atuais. Cada redação vale dez pontos.

Publicidade

Ensino Fundamental

Quanto às questões de múltipla escolha, os candidatos à certificação do ensino fundamental responderam, pela manhã, perguntas referentes às  ciências naturais e matemática; no período da tarde, foram itens voltados à língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, história e geografia e redação.

Ensino Médio

Aqueles que procuraram o exame para a certificação do ensino médio se dedicaram às ciências da natureza e suas tecnologias e à matemática e suas tecnologias pela manhã.

Anúncio

À tarde, o foco foi em linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias.

TRI – Teoria de Resposta do Item

No caso das provas objetivas, as questões de múltipla escolha são corrigidas pela Teoria de Resposta ao Item (TRI). Nessa metodologia, não há uma nota máxima possível, mas, para conseguir a certificação; o participante precisa alcançar pelo menos 100 pontos em cada disciplina e cinco pontos na redação.

Publicidade

No Encceja, cada participante pode escolher quais provas irá realizar; e não participa necessariamente de todas as aplicações.

Para a aplicação do Encceja regular e para pessoas privadas de liberdade (PPL) foram produzidos, em 2019, 120 cadernos de provas distintos. O exame é elaborado e aplicado pelo Inep, mas a emissão do certificado e da declaração parcial de proficiência é responsabilidade das secretarias estaduais de educação e dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam Termo de Adesão ao Encceja.

Anúncio

Outras aplicações Encceja

O Encceja terá quatro aplicações, com editais e cronogramas distintos:

As aplicações fora do Brasil são realizadas em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Anúncio

Fonte INEP

Sair da versão mobile