Encceja 2017: Cartão de Inscrição disponibilizado aos candidatos

Encceja 2017: Dicas prova

Encceja 2017: Dicas prova

Encceja 2017: Cartão de Inscrição disponibilizado para os estudantes que farão o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos; marcado para 19 de novembro.

Cartão de Inscrição Encceja 2017

O cartão está disponível neste link para todos os candidatos devidamente inscritos no referido exame.

Anúncio

O cartão de inscrição contem o número de inscrição, a data, hora e local das provas, a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos e/ou especializados, caso tenham sido solicitados.

Será importante que o candidato, principalmente aquele com atendimento diferenciado; confira os dados com antecedência para evitar transtornos no dia da aplicação das provas.

Nesta edição, o exame será aplicado para 1.573.862 pessoas. Dessas, 301.583 farão provas para o ensino fundamental e 1.272.279 para o ensino médio. O exame abrange 564 municípios distribuídos em todos os estados.

Publicidade

Horários Encceja 2017

Turno da manhã

Conforme edital, no matutino, os portões serão abertos às 8h e fechados às 8h45. Os exames – Ciências naturais, História e Geografia, para ensino fundamental; Ciências da natureza e suas tecnologias e Ciências humanas e suas tecnologias, para ensino médio – terão início às 9h e serão encerrados às 13h.

Turno da Tarde

De acordo com edital,  no turno vespertino, os portões abrirão às 14h e fecharão às 15h15. As provas começam às 15h30 e vão até as 20h30. Os exames desse turno são de Língua portuguesa, Língua estrangeira moderna, Artes, Educação física, Matemática e Redação, para candidatos do ensino fundamental.

Anúncio

Candidatos do ensino médio, ainda no turno vespertino, farão provas de Linguagens e códigos e suas tecnologias, Redação e Matemática e suas tecnologias. Os candidatos deverão ficar atentos; já que o horário a ser seguido é o oficial de Brasília.

Pontuação Encceja 2017

Ainda conforme edital, tanto para ensino fundamental quanto para ensino médio, as provas objetivas terão, cada uma, 30 questões de múltipla escolha.

Publicidade

A avaliação obedecerá a requisitos básicos estabelecidos pela legislação em vigor; para ensino fundamental e ensino médio, e é estruturada a partir de uma matriz de competências e habilidades.

Para obtenção do certificado ou a declaração de proficiência, o participante deve fazer, no mínimo, 100 dos 200 pontos possíveis em cada uma das áreas de conhecimento. No caso de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física, para candidatos do ensino fundamental; e linguagens e códigos e suas tecnologias, para ensino médio, é preciso obter, também, a proficiência em redação. Para isso, é necessário alcançar nota igual ou superior a cinco pontos, em uma escala que varia de zero a dez.

Anúncio

Certificação Encceja

O Encceja é realizado pelo Inep; mas compete às secretarias estaduais de educação e aos institutos federais de educação, ciência e tecnologia definirem os procedimentos complementares para certificação dos participantes ou para emissão da declaração parcial de proficiência, com base nos resultados do exame.

As secretarias estaduais de educação listadas no edital do Encceja utilizarão os resultados individuais para a certificação no nível de conclusão do ensino fundamental e do ensino médio. Os institutos federais o farão somente para certificar a conclusão do ensino médio, conforme previsto na legislação.

Anúncio
Sair da versão mobile