Confira as dicas para a Redação do Encceja 2019

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2019)

As provas referentes ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) serão realizadas no dia 25 de agosto.

Veja algumas dicas para a Redação do Encceja 2019

A redação é um dos itens cobrados de todos os participantes do exame, por isso veja algumas atitudes obrigatórias para não perder pontos na redação, que deverá ser elaborada no período da tarde; tanto para quem busca a certificação do ensino fundamental quanto para a do ensino médio.

Anúncio

Correção da Redação do Encceja 2019

Corretores da Redação

De acordo com o edital do Encceja, a nota da redação poderá ser dada por até três profissionais, os chamados corretores. Em princípio, dois corretores corrigem a redação, sem que um conheça a nota dada pelo outro. Caso a diferença entre as duas notas seja superior a 4 pontos, a redação passa por uma terceira correção, que será a soberana, ou seja, a nota que vai ser considerada no exame. Se a diferença for menor que 4 pontos, a nota será a média das duas primeiras avaliações. Por exemplo, se as notas forem 6 e 9, a redação receberá nota final de 7,5 pontos.

O que estudar para o Encceja?

Encceja tem um formato parecido com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com provas divididas não por disciplinas, mas por áreas do conhecimento.

Material de estudo Encceja Inep

Ensino Fundamental

Ensino Médio

Provas

As provas serão aplicadas em 25 de agosto de 2019, durante a manhã e a tarde, em 611 municípios brasileiros, conforme edital. Veja o local de provas do Encceja 2019

Publicidade

Horários das Provas

Manhã

  •  Abertura dos portões 8h
  • Fechamento dos portões 8h45
  • Início das provas 9h
  • Término das provas 13h

Tarde

  • Abertura dos portões 14h30
  • Fechamento dos portões 15h15
  • Início das provas 15h30
  • Término das provas 20h30

Estrutura das Provas

São quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e  uma redação.

Para a certificação do ensino fundamental, o participante é avaliado em Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia.

Anúncio

Para o ensino médio, as áreas avaliadas são Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A nota mínima exigida é de 100 pontos nas provas objetivas e de 5 pontos na redação.

Resultado Encceja 2019

O INEP ainda não divulgou quando será disponibilizado do resultado do Encceja 2019, mas possivelmente no mês de novembro, os candidatos poderão visualizar suas notas.

Publicidade
Sair da versão mobile