Como se preparar para o Encceja 2018

O Encceja – Exame Nacional de Competências de Jovens e Adultos é um exame destinado para pessoas que não concluíram o ensino fundamental e o ensino médio.

Antigamente para conseguir o diploma de nível médio era necessário fazer a prova do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, porém agora só é possível adquirir o certificado realizando o Encceja.

Anúncio

Requisitos para para participar da prova

Para realizar a prova referente ao diploma do ensino fundamental é necessário ter no mínimo quinze anos.

Já para a aquisição do diploma do ensino médio é necessário ter no mínimo dezoito anos.

Independentemente de ter ou não o diploma de ensino fundamental, qualquer candidato, maior de dezoito anos, pode fazer o exame para conseguir o diploma de ensino médio.

Publicidade

Regras para ser aprovado no Encceja

Para o Encceja é necessário ter uma nota acima de cem pontos em cada matéria, acertar um terço da prova e também ter tirado nota mínima superior a cinco na redação para ser aprovado e conseguir o certificado.

A prova do Encceja é uma ótima oportunidade para pessoas que por quaisquer motivos não terminaram os estudos.

Anúncio

Benefícios de fazer a prova

Com a obtenção do novo diploma, o candidato estará mais qualificado para disputar uma vaga de emprego, fazer um curso técnico ou dar sequência aos estudos com uma faculdade.

Como se inscrever no Encceja 2018

Para se inscrever no Encceja basta acessar o site http://enccejanacional.inep.gov.br e cadastrar seus dados pessoais. A prova é gratuita.

Publicidade

Também é necessário indicar qual nível deseja obter o diploma e preencher um formulário socioeconômico. É simples e sem complicação.

Como se preparar para o Encceja corretamente

Para melhor se preparar para o Encceja, é importante saber que o exame é composto por questões objetivas de múltipla escolhas, com quatro opções na qual o candidato deverá assinalar somente uma alternativa.

Anúncio

O conteúdo da prova para a obtenção do diploma de ensino fundamental conta com as seguintes disciplinas:

Já para a prova Encceja ensino médio conta com as disciplinas de:

Anúncio

Para que o candidato tenha um bom resultado, o próprio site do Encceja traz materiais de estudo para ajudar na preparação do aluno. As apostilas são ótimas companheiras na busca do certificado.

É importante que o candidato se atente a qualidade do material a qual está estudando, por isso é recomendado que se faça o uso das apostilas do site oficial.

Além das apostilas, as videoaulas também auxiliam na preparação para realizar a prova.

Há ótimas canais na internet com bons professores que ajudam e tiram qualquer dúvida pendente, além de ajudar a estudar pro exame. Fazer provas antigas também é uma boa maneira de se preparar.

Depois dessas dicas o candidato do Encceja 2018 está preparado para adquirir seu novo diploma!

Gabarito do Encceja 2018

Para acessar o gabarito da prova é muito simples, basta acessar o endereço eletrônico do MEC (http://portal.mec.gov.br/encceja), preencher seus dados e aparecerá na tela as informações sobre as suas notas em todas as matérias e na redação.

Sair da versão mobile