Como justificar ausência do Encceja 2019 e participar da edição de 2020?

Encceja

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - Encceja 2019 (Foto: http://inep.gov.br)

Encceja é um exame gratuito para certificação do Ensino Fundamental ou Ensino Médio; que é aplicado em todos os estados brasileiros e que conta com a participação de milhares de candidatos.

Como justificar a ausência do Encceja 2019?

O participante que não compareceu para a prova de todas as áreas do conhecimento nas quais se inscreveu em 2019 e desejar fazer o Encceja 2020, deverá justificar sua ausência no momento da inscrição; além de anexar documentação comprobatória.

Anúncio

Justificativa de faltas Encceja 2019

A justificativa de faltas é realizada no momento da inscrição para a nova edição do Exame, que será realizado em 2020 e deverá ser feita no site do Inep (/enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial).

Documentos para Justificativa de Ausência

Conforme informações do Inep, os documentos para justificativa de ausência serão;

Para que serve?

Encceja certifica jovens que não concluíram seus estudos na idade regular, habilitando-os para ingresso nas instituições de ensino superior; seja pelo Sisu ou pelos processos seletivos próprios.

Publicidade

Estrutura das Provas

São quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e  uma redação.

Para a certificação do ensino fundamental, o participante é avaliado em Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia.

Anúncio

Para o ensino médio, as áreas avaliadas são Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A nota mínima exigida é de 100 pontos nas provas objetivas e de 5 pontos na redação.

Como estudar para o Encceja?

Os materiais para estudo, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio para preparação de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), estão disponíveis para acesso.

Publicidade
Sair da versão mobile