Como conseguir a Certificação do Encceja?

Encceja

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - Encceja 2019 (Foto: http://inep.gov.br)

O candidato que fez as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja); em outras edições e obteve a nota mínima exigida para certificação; ou proficiência em alguma área do conhecimento, poderá requerer o documento certificador.

Onde solicitar a Certificação do Encceja?

O candidatos poderá solicitar o documento, em uma das 27 secretarias estaduais de educação e nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmaram Termo de Adesão ao Encceja. No momento da inscrição o candidato indica o órgão de emissão do documento.

Anúncio

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável por aplicar e corrigir as provas, publicar os resultados e entregá-los para as instituições certificadoras.

As secretarias estaduais de educação têm a atribuição de emitir os certificados de conclusão do ensino fundamental; os certificados de conclusão do ensino médio e, também, a declaração parcial de proficiência.

Os institutos federais emitem apenas o certificado e a declaração parcial de proficiência do ensino médio.

Publicidade

Quem poderá solicitar a Certificação do Encceja?

Tem direito ao certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio:

Quem conseguiu a nota mínima em uma área do conhecimento, mas não nas quatro provas do Encceja, poderá requerer a declaração parcial de proficiência.

Anúncio

Declaração de Proficiência em Linguagens

Redação

Para solicitar a declaração parcial de proficiência em linguagens, códigos e suas tecnologias, no ensino médio, o participante deve ter atingido, ao mesmo tempo, o mínimo de 100 pontos na prova e 5 pontos na redação, na mesma edição do exame.

No ensino fundamental, pode solicitar a declaração parcial de proficiência quem conseguiu, pelo menos, 100 pontos em língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e/ou educação física, e, ao mesmo tempo, nota 5 ou superior em redação, na mesma edição do Encceja.

Publicidade

Encceja

O  Encceja oferece a oportunidade de comprovar os conhecimentos e as competências dos estudantes; além de proporcionar oportunidades profissionais e outras possibilidades de qualificação.

Com o certificado em mãos, o estudante poderá:

Sair da versão mobile