Encceja 2018: Resultado do Ensino Médio está disponível

O Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou o resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018 para conclusão do ensino médio.

Resultados Encceja 2018

Ensino Médio

Os resultados referentes ao Ensino Médio, poderão ser visualizados a partir de 12 de novembro, na página do Inep (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial) – Copie o link e cole em seu navegador.

Anúncio

Os resultados poderão ser utilizados para o SisuProuni, e ao financiamento estudantil, por meio do Fies.

Pontuação para aprovação

Foram aprovados os participantes que tiverem 100 pontos em cada área do conhecimento (prova objetiva) – etapa que vai até 200 pontos – e mínimo de cinco pontos na redação (sendo a pontuação máxima 10 pontos).

Os participantes que alcançaram a nota necessária terão que procurar as Secretarias de Educação para a solicitação do certificado de conclusão do ensino médio.

Publicidade

Os estudantes que conseguiram a pontuação mínima em uma ou mais disciplinas também podem procurar as Secretarias, mas para solicitar a declaração de proficiência. Com este documento, o participante não precisa fazer no próximo Encceja as provas em que alcançou a nota.

Provas

As provas do Encceja Ensino Médio foram aplicadas em 5 de agosto. Os participantes contaram com questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias e uma Redação.

Anúncio

Privados de Liberdade também puderam participar, sendo as provas aplicadas para eles em 18 e 19 de setembro.

O Encceja ensino médio destinou-se aos participantes com idade mínima de 18 anos que não tinham concluído os estudos.

Publicidade

Encceja Ensino Fundamental

O resultado do Encceja para o ensino fundamental será divulgado em 10 de dezembro. Os participantes também fizeram as provas em 5 de agosto, as quais foram constituídas de questões de Ciências Naturais, História, Geografia, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Matemática, além da Redação.

O Encceja desta modalidade foi para quem tinha idade mínima de 15 anos na data da prova e que não concluiu o ensino fundamental.

Anúncio

Encceja Exterior

Brasileiros que moram no exterior também puderam participar do Encceja. As provas foram aplicadas em 16 de setembro na Bélgica (Bruxelas); Espanha (Barcelona e Madri); Estados Unidos (Boston, Nova Iorque e Miami); França (Paris); Guiana Francesa (Caiena); Holanda (Roterdã); Itália (Roma); Japão (Nagóia, Hamamatsu e Tóquio); Portugal (Lisboa); Reino Unido (Londres); Suíça (Genebra); e Suriname (Paramaribo).

Os privados de liberdade que são brasileiro e estão na Guiana Francesa (Caiena), Japão (Tóquio) e Turquia (Istambul) participaram do Encceja 2018 de 17 a 28 de setembro.

Anúncio

Balanço Encceja 2018

Conforme dados do Inep, dos 1.695.607 inscritos, 789.484 (46,6%) compareceram. Já o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja Nacional PPL) foi aplicado em 18 e 19 de setembro. Foram 80.683 inscritos, sendo 71.115 do sistema prisional e 9.568 do sistema socioeducativo. Na mesma data, em nove estados, foi feita a reaplicação do Encceja Nacional Regular para 65 participantes afetados por questões logísticas na aplicação de 5 de agosto.

Sair da versão mobile