Enade 2017 acontecerá no dia 26 de novembro

UFRGS considerada a melhor Universidade do Brasil

UFRGS considerada a melhor Universidade do Brasil

Enade 2017 acontecerá no dia 26 de novembro de 2017, para diversos cursos de graduação das instituições brasileiras, conforme edital n° 26 do MEC, publicado dia 16 de junho.

Deverão participar do Enade os acadêmicos matriculados em 2017, que são os ingressantes; e os acadêmicos que já concluíram mais de 80% de seus estudos em 2017, que são os concluintes.

Anúncio

Enade 2017 acontecerá no dia 26 de novembro

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade, no ano de 2017, será aplicado para fins de avaliação de desempenho dos estudantes dos cursos que conferem diploma de:

I – bacharel nas áreas de:

a) Arquitetura e Urbanismo;

b) Engenharia Ambiental;

Publicidade

c) Engenharia Civil;

d) Engenharia de Alimentos;

Anúncio

e) Engenharia de Computação;

f) Engenharia de Controle e Automação;

Publicidade

g) Engenharia de Produção;

h) Engenharia Elétrica;

Anúncio

i) Engenharia Florestal;

j) Engenharia Mecânica;

Anúncio

k) Engenharia Química;

l) Engenharia;

m) Sistema de Informação.

II – bacharel ou licenciatura nas áreas de:

a) Ciência da Computação;

b) Ciências Biológicas;

c) Ciências Sociais;

d) Filosofia;

e) Física;

f) Geografia;

g) História;

h) Letras – Português;

i) Matemática;

j) Química.

III – licenciatura nas áreas de:

a) Artes Visuais;

b) Educação Física;

c) Letras – Português e Espanhol;

d) Letras – Português e Inglês;

e) Letras – Inglês;

f) Música;

g) Pedagogia.

IV – tecnólogo nas áreas de:

a) Análise e Desenvolvimento de Sistemas;

b) Gestão da Produção Industrial;

c) Redes de Computadores;

d) Gestão da Tecnologia da Informação.

O Enade 2017 será aplicado no dia 26 de novembro de 2017, com início às 13h30 (treze horas e trinta minutos) do horário oficial de Brasília/DF.

Conheça o Enade

Conforme informações do Inep, o objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação; o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional; e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Ainda conforme o Inep, os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), todos normatizados pela Portaria nº 40, de 2007, republicada em 2010.

Tais indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a educação superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.

As Instituições avaliadas com conceito igual ou maior que três são consideradas satisfatórias e poderão participar de programas federais de ensino tais como Fies e Prouni.

As que obtiverem conceito menor que três, duas vezes consecutivas, terão que atender ao TAC, Termo de Ajustamento de Conduta, e receberá visita in loco para avaliação de suas condições de oferta de curso para renovação de seu credenciamento.

Caso a Instituição não cumpra o TAC, ela sofrerá sanções de cortes de vagas e em último caso será descredenciada, ou seja, perderá o direito de oferecer cursos de graduação.

Conheça as Universidades e Institutos Federais de Educação que utilizam o Sisu para ingresso em seus diversos cursos.

Acesse outros vestibulares que estão disponíveis em várias universidades, centros universitários e faculdades brasileiros.

Sair da versão mobile