Enade 2016: Apenas 6% dos cursos conseguem conceito máximo

UFRGS considerada a melhor Universidade do Brasil

UFRGS considerada a melhor Universidade do Brasil

Enade 2016: Apenas 6% dos cursos conseguem conceito máximo no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes; conforme dados divulgados hoje, 1º de setembro,  pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep.

Desempenho das Universidades

Anúncio

O desempenho das universidades federais é melhor do que o da rede privada de ensino. As federais obtiveram 43% das instituições com conceito 4 e 16% com o conceito 5. Enquanto nas privadas, os percentuais foram, respectivamente de 19% e 3%.

A Universidade de São Paulo (USP) chegou a fazer o Enade em uma “experiência piloto” no anos de 2013-2014; mas como sua adesão é facultativa; ela optou por não participar nas demais edições, por ter divergências com o modelo de avaliação adotado, de acordo com sua assessoria de imprensa.

Estatísticas do Enade 2016

Publicidade

De acordo com o MEC,  nessa edição, o total de estudantes concluintes regulares e que foram inscritos totalizou 216.064, mas desses somente 195.757 realizaram a prova.

O Enade foi realizado em todas as Unidades da Federação, distribuído em 942 municípios, com 1.009 locais de aplicação e 7.388 de salas.

Anúncio

Cursos avaliados Enade

Em relação aos cursos avaliados, a estatística contabilizou 4.300. As Instituições de Ensino Superior (IES) foram 997 e as áreas de avaliação somaram 18.

Publicidade

Áreas avaliadas Enade 2016

As grandes áreas de conhecimentos do Ciclo Avaliativo do Enade são: Saúde, Ciências Agrárias e áreas afins, referentes aos Bacharelados e Licenciaturas. E Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança, para os cursos Tecnológicos.

Anúncio

Entre os bacharelados estão:
Agronomia

Biomedicina

Anúncio

Educação Física

Enfermagem

Farmácia

Fisioterapia

Fonoaudiologia

Medicina

Medicina Veterinária

Nutrição

Odontologia

Serviço Social

Zootecnia

Perfil dos estudantes concluintes

O Questionário do Estudante é um dos instrumentos de coleta de informações do Enade, de caráter obrigatório, que tem por objetivo subsidiar a construção do perfil socioeconômico do estudante e obter a percepção quanto ao seu processo formativo. Com base no exame realizado no ano passado, para os estudantes concluintes regulares 46,9% são jovens de até 25 anos e 54,6% vivem com os pais.

Características predominantes

Em relação às características predominantes: 51,7% são da cor branca e 36,1% são pardos; 74,4% são solteiros; 47,6% têm renda familiar mensal de 1,5 a 4,5 salários mínimos.

Em relação ao mercado de trabalho: 54,4% não estão trabalhando e 42,8% dedicam de uma a três horas de estudos por semana.

Em relação à bolsa de estudos e financiamentos, 36,5% do total de respondentes receberam financiamento do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou Fundo de Financiamento Estudantil  (FIES).

Dos estudantes que receberam financiamento do ProUni  ou FIES:  62,6% têm renda familiar de até 3 salários mínimos; 61,5% são os primeiros da família com acesso à educação superior e 29,6% ingressaram por meio de políticas afirmativas.

Abaixo outras informações importantes referentes ao Enade, de acordo com o MEC:

Os resultados dos Indicadores Conceito Enade e IDD referentes à edição 2016 do Enade foram divulgados na Portaria 697, de 31 de agosto de 2017, no Sistema e-MEC e no Portal do Inep.

Clique aqui para acessar a Nota Técnica sobre Cálculo do Conceito Enade

Clique aqui para acessar a Nota Técnica sobre Cálculo do IDD

Clique aqui para acessar os Microdados do Enade e do IDD.

Clique aqui para acessar as Sinopses Estatísticas do Enade.

Fonte Inep

Sair da versão mobile