Vestibular: Dicas para controlar a ansiedade nos estudos

Sabemos que o vestibular é uma etapa inevitável dos estudantes. É o processo seletivo onde os mesmos se empregam, para a futura escolha profissional.

Os exames vestibulares mais concorridos são normalmente aqueles que permitem o ingresso nas universidades públicas. Além dessas universidades serem bem conceituadas, são gratuitas.

Anúncio

Estudar em uma universidade de grande porte e sem prever de recursos monetários é o sonho de cada estudante.

Para prestar vestibular, o estudante passa por uma seleção por meio de provas. O assunto de cada prova se baseia nos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental e médio, o principal meio de acesso ao ensino superior no país.

Para um bom conhecimento nos ensino fundamental e médio, o estudante tem que estar bem preparado para “enfrentar” a tão temida prova.

Publicidade

No Brasil, existem várias Ongs que abraçam as pessoas carentes e sem condições de crescimento, a fim de adquirir um futuro melhor. No caso da educação, existem Ongs da Educação que, por meio de doações, preparam e desenvolvem o adolescente na busca de sua conquista.

Fazer o vestibular não é tão simples assim! A seleção e a concorrência entre os estudantes são tamanha que faz com que esses se sintam inseguros e ansiosos perante a importante etapa que terá que cumprir.

Anúncio

A ansiedade

A ansiedade é uma emoção normal do ser humano. Comum, ao se enfrentar um futuro incerto. Seja por algum problema no trabalho, antes de uma prova ou diante de decisões difíceis do dia a dia.

No caso dos estudantes, a ansiedade pode atrapalhar bastante o desenvolvimento de um aluno. A emoção de passar por um momento importante na vida, faz com que o estudante passe por diversas sensações, como ficar sem dormir, ter nervosismo ou chegar, até mesmo, ao ponto de desistir.

Publicidade

Muitas vezes o estudante estudou toda a matéria, está preparado, mas seu emocional o impede de fazer uma excelente prova.

Por essas razões, o controle da ansiedade é muito importante para que o estudante faça uma prova ao seu nível de estudo, porém com total tranquilidade.

Anúncio

A ansiedade pode ser considerado sinônimo de preocupação. E a preocupação anda junto com o medo. Uma apreensão extrema de que as coisas não saiam como o esperado.

Com a presença dessa apreensão, ocorre uma resposta do corpo vinda do sistema nervoso autônomo, que age independente do nosso pensamento racional. Como um reflexo que prepara o corpo para fugir ou lutar em uma situação de perigo.

Anúncio

E os estudantes não precisam ter medos, e, muito menos, desistir do seu futuro! Aqui mostraremos como podemos reduzir das preocupações, apreensões e medo do que vem pela frente.

Como controlar a ansiedade no período dos exames de vestibular?

Existem vários tarefas em que os estudantes podem controlar sua ansiedade. Assim podendo estudar até a chegada do exame prestado.

Pode ser muito difícil o racional lutar contra o emocional, no entanto, se o estudante seguir alguns dos controles contra a ansiedade, ficará, ainda mais, preparado para exercer a prova.

Siga as tarefas abaixo, estude bastante, fique tranquilo e boa prova!

Respire

Essa tarefa pode ser banal, mas é através dela que controlamos, na maioria das vezes, nossas emoções. A respiração é a grande capacidade de acalmar o corpo e a mente.

No dia da prova, se nervosismo aumentar, faça, por alguns minutos, a prática da respiração, até que a sua mente fique mais sossegada. Além de acalmar, o rendimento ficará melhor.

Dormir cedo

Na semana da prova, tente relaxar e dormir cedo. Assim seu cérebro descansa para absolver todo o aprendizado do dia.

Quando estamos ansiosos, podemos sentir dificuldade em dormir. Tome um banho antes, veja televisão ou algo que faça desligar da preocupação que a prova causa.

Músicas relaxantes

Escutar, todos os dias, músicas relaxantes pode ser um bom controle da ansiedade.

Caso na hora da prova haja a ansiedade, lembre-se delas para tentar voltar a calma. O estudante pode achar que está perdendo tempo da prova, porém irá assegurar uma tranquilidade após o nervosismo.

Atividades físicas

O bem-estar, corpo saudável e a mente equilibrada são encontrados nas simples atividades físicas, como caminhar, andar de bicicleta ou nadar.

Se exercer durante o período dos estudos dos exames, mantem a saúde do corpo e reduz o stress e a ansiedade.

Crie uma rotina

Faça a agenda das disciplinas que irá estudar. Veja também o melhor horários para deitar, acordar, se alimentar, estudar, fazer atividades físicas e relaxar.

Relaxar é extremamente preciso para que o estudante mantenha sua mente equilibrada, evitando a ansiedade.

Não adianta exagerar nos estudos ou não criar seus horários corretos. Exagerar ou não se organizar aumenta a tensão, o nervosismo e consequentemente o esforço é desperdiçado.

Seja organizado

Além de criar sua rotina, verifique o local da prova com alguns dias de antecedência. Veja como irá se deslocar até o local considerando os possíveis imprevistos.

Prestar atenção

Ao pegar a prova, respire fundo, tenha calma e principalmente leia atentamente cada frase.  A falta de atenção leva ao erro de uma questão, mesmo que tenha o conhecimento da matéria.

Em resumo, dependendo de suas emoções e ansiedade, escolha a tarefa que mais ajudará manter o equilíbrio emocional.

Mesmo com todas essas tarefas, se a ansiedade continuar, procure ajuda psicológica ou converse sobre isso com os seus amigos ou familiares. Desabafar também traz tranquilidade e autoconfiança.

Vestibular: Não é apenas uma vez na vida!

Passar no vestibular, quanto antes melhor, correto? Todos os estudantes pensam assim. Entretanto, o fato não pode ser considerado o fim do mundo.

O medo de não passar e a preocupação de nem se quer chegar perto da pontuação anula o equilíbrio dos estudantes.

Porém, não há motivo para tanta preocupação. Os exames de vestibulares ocorrem todos os anos. Então, pare, pense e tente buscar seu equilíbrio, sabendo que se não for dessa vez, na próxima poderá ser!

Todos esses componentes são necessários para a nossa evolução e sobrevivência; o que não pode ocorrer é um exagero de qualquer um deles.

Sair da versão mobile