Unifap estuda a implementação de bônus na nota do Enem

A Unifap estuda a implementação de bônus na nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio); que será um percentual de bonificação regional incluído no Processo Seletivo da Universidade Federal do Amapá (PS Unifap).

De acordo com a Unifap, tal bonificação será para candidatos que concluíram o ensino médio nas escolas do estado. Conforme assunto tratado pelo reitor da Instituição, Júlio Sá, em reunião ocorrida na manhã da última quarta-feira, 27 de fevereiro.

Anúncio

Os Professores, cursinhos, pais de alunos, diretores de escolas públicas e privadas; alem de representantes da Secretaria de Estado da Educação do Amapá (Seed) também participaram  da reunião. Os participantes da reunião solicitaram que a bonificação dada aos estudantes de escolas amapaenses seja de 40% em cima da nota final do Enem.

Com a bonificação, um candidato a uma vaga de graduação ofertada pelo PS Unifap tiver estudado em uma escola do estado e tirou 600 pontos na nota final do Enem, seria acrescido 40% do valor da nota, então, no resultado final do processo seletivo da Universidade, esse candidato concorreria à vaga com uma nota total de 840 pontos.

O reitor da Unifap enfatizou a necessidade de garantir uma política de oportunidade de acesso ao ensino superior para alunos da região; na qual a Universidade está inserida; em face dos desníveis regionais que existem no contexto educacional brasileiro; e que regiões e municípios circunvizinhos ao Amapá (Afuá, Breve, Chaves, Monte Dourado, Almeirim, entre outros) também deverão entrar na bonificação regional.

Publicidade

Desde 2013, a Unifap adota no processo seletivo o sistema de cotas estabelecido na Lei nº 12.711/12; que reservou vagas nas instituições federais de ensino superior para candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Bonificação em outras Universidades

A bonificação no Enem para estudantes do estado ou da região já é aplicada em algumas universidades federais; a maioria nas regiões Norte e Nordeste, como a do Rio Grande do Norte (UFRN); Pará (UFPA); Alagoas (UFAL) e Pernambuco (UFPE).

Anúncio
Sair da versão mobile