UFES barra matrícula de candidatos cotistas

UFES matrícula candidatos cotistas

UFES matrícula candidatos cotistas

UFES barra matrícula de candidatos cotistas por não apresentarem o perfil para as vagas reservadas por meio das Lei das cotas.

UFES barra matrícula de candidatos cotistas

Um total de quarenta e dois candidatos a vagas na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); classificados através do sistema de cotas raciais, tiveram as solicitações negadas. Eles foram avaliados  por uma comissão de estudiosos do campo étnico-racial, que concluíram que essas pessoas não tinham o perfil para as vagas.

Anúncio

O número representa 2,97% dos 1.411 classificados no sistema de cotas raciais. Esse foi o primeiro ano que a Ufes; além de analisar documentos, fotos e as autodeclarações, também realizou entrevistas com os candidatos.

A pró-reitora de Graduação da Ufes, professora Zenólia Figueiredo; explicou que esse foi o primeiro ano que a Comissão de Validação de Autodeclaração Étnico-racial fez entrevistas com os candidatos.

De acordo com a Pró-Reitora, “Do total de classificados, 156 foram convocados para entrevista, pois a foto levantou algum tipo de dúvida na comissão e nem sempre a foto representa realmente aquilo o que é. Essas pessoas foram chamadas para uma análise presencial. A dúvida não é por suspeita de fraude; é para verificar se aquela pessoa tem realmente as características fenotípicas requeridas para quem tem direito à vaga”.

Publicidade

Os 42 candidatos classificados que tiveram os processos indeferidos puderam entrar com recurso até esta terça-feira (20). Os que ainda assim não forem chamados, perdem a vaga; mas a oportunidade ainda continua para outros candidatos, conforme explicou a pró-reitora de Graduação.

Ainda conforme Zenólia, no ano passado, a Ufes fez esse tipo de seleção depois das matrículas, então os classificados que foram indeferidos tiveram as matrículas canceladas. “Desta vez estamos fazendo antes, então pode ser que os candidatos da reserva de vagas comecem a estudar na Ufes daqui a alguns dias”.

Anúncio

Comissão UFES

A Comissão de Verificação de Autodeclaração é formada por sete membros, incluindo pesquisadores do campo étnico-racial. No processo de verificação, eles buscam identificar nos candidatos autodeclarados pretos, pardos ou índios características fenotípicas (características observáveis de um indivíduo) de afrodescendentes ou de indígenas.

Em 2017, 12 candidatos tiveram a matrícula cancelada após terem o recurso indeferido pela Ufes. Destes, dois ingressaram com ação judicial, mas a Justiça manteve a decisão da Universidade.

Publicidade

Confira todas as informações sobre o Sisu/Ufes 2018 no site: www.sisu.ufes.br.

Sair da versão mobile