Revalida 2020: Mudanças na aplicação das provas

Revalida

Revalida (foto www.inep.gov.br)

O Ministério da Educação (MEC) informou que será aplicada em 2020, uma nova edição da prova do Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira).

A última vez que o exame foi realizam foi em 2017 e o governo avalia que aproximadamente 15 mil médicos aguardam para revalidar seus diplomas.

Anúncio

Proposta do Revalida é aprovada no Senado

O anúncio do MEC foi no dia seguinte em que os senadores aprovaram um projeto de lei que institui o Revalida e suas mudanças para agilizar o processo de revalidação dos diplomas de médicos.

Novo Revalida

Pela proposta, o Revalida será aplicado semestralmente, e o edital será publicado pelo Inep, 60 dias antes da realização do exame escrito.

A prova será realizada em duas etapas: uma com exame teórico e outro com exame de habilidades clínicas. De acordo com o texto aprovado, os custos da realização do Revalida serão cobrados dos inscritos.

Publicidade

O candidato reprovado na segunda etapa estará habilitado para realizar o exame nas duas edições seguintes, sem a necessidade de fazer a primeira etapa novamente.

Revalida será realizado também por Universidades Particulares

A novidade da proposta é que as faculdades privadas com avaliação 4 e 5 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) também poderão participar do programa. Atualmente, somente universidades públicas podem aplicar a referida prova.

Anúncio

Alteração no valor do Revalida

Além disso, o MEC anunciou mudanças no valor a ser pago por quem presta o exame. Na primeira fase, o candidato pagará o equivalente a 10% do valor mensal da bolsa do médico-residente, valor de R$ 330. Já na segunda etapa, o valor será de R$ 3,3 mil.

Revalida Digital

O governo estuda a realização da prova digital, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (unifesp), Universidade Federal do Ceará e National Board Medical Examiners.

Publicidade

A ideia que no futuro, se o candidato tiver uma nota boa no revalida, ele poderá ter uma boa bolsa nos programas de residência.

Sair da versão mobile