Presidente do Inep pede demissão

O Presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Elmer Coelho Vicenzi, pediu demissão do cargo nesta quinta-feira, 16 de maio. O fato foi confirmado no início da noite pelo Ministério da Educação (Mec), que não entrou em detalhes. Também não foi informado o nome da pessoa que irá substituí-lo.

O Inep é o órgão responsável pela organização e aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), cujo período de inscrições se encerra nesta sexta-feira, 17 de maio. Até nesta quinta-feira, já foram feitas mais de 5 milhões de inscrições. O Enem é o principal exame de seleção para ingresso nas Universidades públicas e Institutos Federais de Educação. Através da nota do Enem também é possível conseguir bolsas de estudos em Instituições particulares, através do ProUni e do Fies.

Anúncio

Vicenzi, que é Delegado da Polícia Federal, estava no cargo há menos de 20 dias. Ele foi nomeado pelo Ministro da Educação Abraham Weintraub e havia tomado posse em 29 de abril.

Novo Presidente do Inep

De acordo com o MEC, o terceiro presidente do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais) na gestão Jair Bolsonaro (PSL) será Alexandre Ribeiro Pereira Lopes. A informação foi confirmada ao UOL pelo instituto. Ele é o terceiro ocupante do cargo no governo Bolsonaro.

Lopes era, desde janeiro, diretor legislativo na secretaria executiva da Casa Civil. Na pasta, ele tinha a função de acompanhar a sanção e o veto de projetos de lei enviados pelo Congresso Nacional, além de acompanhar proposições de interesse da Casa Civil, como medidas provisórias e projetos de iniciativa do governo.

Publicidade

Ainda segundo o MEC, ele já ocupou outros cargos na administração pública. Ele foi secretário de Gestão Administrativa e Desburocratização e subsecretário de Políticas Públicas do governo do Distrito Federal.

Sair da versão mobile