PEC prevê que estudante arque com os custos na Universidade Pública

Custos na Universidade Pública

Custos na Universidade Pública

PEC prevê que estudante arque com os custos na Universidade Pública, pois a Câmara analisa uma proposta de emenda à Constituição; que permite que universidades públicas cobrem de alunos com condições financeiras de arcar com os custos do ensino público (PEC 366/17).

PEC prevê que estudante arque com os custos na Universidade Pública

A referida PEC dá nova redação ao inciso IV e acrescenta parágrafo ao art. 206 da Constituição Federal.

Anúncio

De acordo com o deputado Andres Sanchez, “Boa parte dos estudantes nas instituições públicas de educação superior detém os necessários meios econômicos para seu financiamento, ainda que parcial”.

O parlamentar reconhece que os recursos assim obtidos não cobrirão todos os custos das universidades públicas; mas “podem representar importante contribuição para seu custeio”.

Pagamento Proporcional

A proposta determina que esse pagamento seja proporcional ao nível socioeconômico do estudante; e prevê ainda a possibilidade de o aluno pagar esse custo com prestação de serviço profissional.

Publicidade

A opção de pagar o curso com serviços, na opinião do parlamentar, dá ao Estado um “relevante meio para o desenvolvimento de políticas sociais de alocação de profissionais para atendimento a necessidades de regiões mais carentes”.

Pela proposta, o ensino superior público continua gratuito para quem tiver cursado o ensino médio completo em escola pública; ou como bolsista integral em colégio particular.

Anúncio

Tramitação da PEC

A proposta será analisada, inicialmente, quanto a sua admissibilidade pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a PEC-366/2017 neste link.

Publicidade

 

Sair da versão mobile