No dia 24 de maio é comemorado o dia do Vestibulando, veja a transformação dos vestibulares

No dia 24 de maio, é comemorado o dia do Vestibulando em todo o território nacional, por isso é importante destacar as alterações referentes ao ingresso nas universidades brasileiras.

De acordo com o MEC, o vestibular começou a ser utilizado como método de seleção das universidades no Brasil a partir do início do século XX, mais precisamente em 1911, pelo então ministro da Justiça e dos Negócios, Rivadávia da Cunha Corrêa. Até então, as universidades brasileiras eram ocupadas por estudantes de colégios tradicionais, como o Dom Pedro 2º, do Rio de Janeiro, até que o aumento da procura, ultrapassou o número de vagas disponíveis.

Anúncio

Formas de ingresso 

Atualmente, uma das principais formas de ingresso nas universidades brasileiras é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); que dá acesso à maioria das instituições públicas e particulares nacionais e até mesmo de outros países, principalmente Portugal.

O Enem foi criado pelo Ministério da Educação em 1998, e é utilizado também como critério de seleção para os estudantes, que pretendem concorrer a uma bolsa em programas como o Universidade para Todos (ProUni); Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e no Sistema se Seleção Unificada (Sisu). Como funciona o Sisu?

O Exame Nacional do Ensino Médio é considerado o maio vestibular do Brasil, sendo aproveitado em diversas seleções; seja para as universidades públicas, instituições particulares e até em alguns concursos públicos. Veja abaixo os números de inscritos de outras edições do Enem, de acordo com informações do Inep:

Publicidade

-Enem 2017 6,5 milhões;
-Enem 2016 9,2 milhões;
-Enem 2015 8,4 milhões;
-Enem 2014 9,4 milhões (recorde);
-Enem 2013 7,1 milhões;
-Enem 2012 6,4 milhões;
-Enem 2011 6,2 milhões.

Lei das Cotas

Outra forma que tem facilitado o ingresso nas universidades foi a criação das leis das cotas, que garantem aos estudantes de escolas públicas, negros, quilombolas, deficientes físicos e indígenas o acesso ao ensino superior.

Anúncio

Tais alterações na forma de ingresso nas universidades têm possibilitado aos estudantes mais oportunidades de formação profissional; além de uma melhor inserção no mercado de trabalho.

Sair da versão mobile