O que é o modelo de cooperativa educacional e quais os benefícios para o aluno?

O modelo de ensino que conhecemos é o tradicional onde o professor é o transmissor da educação, sendo a figura principal por compartilhar os seus conhecimentos, enquanto os alunos devem absorver tudo o que está sendo ensinado. Mas você já ouviu falar em modelo de cooperativa educacional?

Antes de falar sobre esta opção, é importante falarmos que o modelo tradicional, algumas vezes, não consegue ser tão eficaz como deveria ser pois alguns alunos não conseguem assimilar o que o professor fala.

Anúncio

Isso pode acontecer por diferentes motivos, mas o principal é a falta de participação e interesse dos alunos nas aulas.

Com isso, é importante que novas estratégias de ensino sejam criadas para trazer a atenção dos alunos para os estudos dentro da escola, e assim fazer com que eles tenham o interesse e a vontade de estar na sala de aula para aprender.

Publicidade

E um modelo que vem chamando muito a atenção é o de cooperativa!

Ao entrevistar Paula Nogueira, professora e co-fundadora da escola de francês Percursos Idiomas, pudemos entender melhor sobre como professores lideram o modelo de cooperativa educacional. Confira a seguir!

Anúncio

O que é o modelo de cooperativa educacional e como ele ajuda os alunos

Algumas pessoas nunca ouviram falar sobre o modelo de cooperativa educacional, já que estamos acostumados com a forma tradicional de ensino nas escolas.

Publicidade

Este modelo foi criado com o objetivo de incentivar e aumentar o interesse de alunos através de participação na troca de conhecimentos. Com a cooperativa educacional, existe uma troca de conteúdos das seguintes formas:

À primeira vista, o modelo pode não parecer diferente do modelo tradicional, mas existe sim uma grande diferença! No formato de cooperativa, estamos falando em troca de conteúdo e de saberes, o que faz com que os alunos se sintam importantes no processo de aprendizagem.

Anúncio

As escolas que aplicam a metodologia, oferecem trabalhos voltados para a prática de aprendizagem em grupo, além da resolução de problemas e a responsabilidade com a equipe.

Com essa proposta de ensino, os alunos conseguem desenvolver diversas outras capacidades que são essenciais para:

Anúncio

A cooperação educacional em diferentes fatores, sendo a comunicação uma das principais, pois ajuda a fazer com que o trabalho ocorra e com o tempo ela vai se tornando mais objetiva.

Para compreender melhor, esse modelo de ensino tem como objetivo reunir cada participante e fazer com que eles se esforcem para realizar atividades em comum, de forma natural, sem obrigatoriedade.

Conforme os participantes entendem as situações a quais são expostos e conseguem encontrar as soluções para os problemas apresentados, eles vão se desenvolvendo e aumentando a habilidade que adquirem.

Os alunos começam a fazer planos, analises e a criar possíveis alternativas caso algo não saia conforme planejado. Eles aprendem a lidar com problemas que são normais durante os estudos e precisam pensar em estratégias para solucionar os imprevistos, fazendo com que desenvolvam cada vez mais.

No geral, o modelo de cooperativa educacional tem a preocupação de formar cidadãos críticos e analíticos. Ele valoriza as pessoas e respeita a diferença de cada uma delas, incentivando as habilidades de cada aluno. Além disso, valores como honestidade, transparência e solidariedade, também costumam fazer parte do modelo.

Para incentivar os valores, os colégios que aplicam o modelo, costumam buscar por projetos inovadores.

Muitas escolas já utilizar a metodologia de cooperativa?

Por mais que o modelo de cooperativa educacional seja muito eficaz e oferece diversos benefícios para os alunos, ele ainda não se tornou tão popular nas escolas. Isso porque a população está acostumada com o modelo tradicional, sendo necessário uma grande mudança se o modelo fosse implementado em todas as escolas.

Vale lembrar que um bom desenvolvimento do aluno não está ligado apenas a materiais tradicionais como português, matemática e física. Claro, as matérias são essenciais para o aprendizado do aluno, mas também é importante que ele se desenvolva para viver na sociedade.

Infelizmente, a realidade da educação em nosso país é bem diferente de outros. Alunos de escola pública não costumam ter acesso a tantos benefícios como aulas de inglês, de música, artesanato, etc.

Logo, ter o modelo de cooperativa educacional em escolas públicas ofereceria grandes mudanças no desenvolvimento e educação dos alunos. Por enquanto, a metodologia é aplicada apenas em algumas instituições de ensino.

O modelo de cooperativa educacional chamou a sua atenção? Essa é realmente uma opção muito diferente do modelo de ensino que conhecemos, oferecendo muitos benefícios para os estudantes.

Para saber se existe uma escola em sua região que realiza o método, faça pesquisas e busque por opções que sejam reconhecidas e tenham boas avaliações de pais e alunos.

Artigo escrito pela equipe da Percursos Idioma, escola de curso de francês em São Paulo.

Sair da versão mobile