MEC lança Programa Novos Caminhos com foco no ensino técnico

Programa Novos Caminhos

Novos Caminhos (foto http://portal.mec.gov.br)

O programa Novos Caminhos, lançado pelo Ministério da Educação (MEC), abre novas oportunidades e novos cursos, que serão focados nas demandas do mercado e nas profissões do futuro.

Segundo o secretário da Setec, o principal público-alvo dos Novos Caminhos são jovens que não trabalham nem estudam, que representam 11,1 milhões das 48,5 milhões de pessoas de 15 a 29 anos do país, ou seja 23%.

Anúncio

Eixos do Programa Novos Caminhos

Estão previstas uma série de ações divididas em três eixos que são Gestão e Resultados, Articulação e Fortalecimento, e Inovação e Empreendedorismo. As iniciativas serão desde melhorias na regulação da oferta de cursos técnicos, formação de professores; bem como a ampliação da oferta de cursos profissionais e técnicos.

Gestão e Resultados

Prevê o reconhecimento de diplomas de mais de 11 mil pessoas que concluíram a formação técnica na rede privada de ensino superior desde 2016, mas não tinham a chancela do MEC por falta de ordenamento jurídico.

Haverá o marco regulatório para a oferta de cursos da rede privada de Ensino Superior com novas regras e segurança jurídica.

Publicidade

Atualização do catálogo de cursos da educação profissional e tecnológica para facilitar a inclusão de novos cursos; além da adequação às novas tendências e demandas do mercado.

Articulação e Fortalecimento

Com ênfase no itinerário formativo do Novo Ensino Médio, o eixo Articulação e Fortalecimento focará na oferta de cursos para a formação de professores e gestores educacionais; além de abrir novas vagas para a qualificação profissional de jovens e adultos.

Anúncio

A meta será preparar 40 mil docentes da rede pública até 2022, com aulas sobre atualização tecnológica (indústria 4.0); técnicas pedagógicas voltadas para a educação profissional; empreendedorismo e orientação profissional e vocacional.

Serão abertas ainda mais 21 mil vagas para formação de professores de ciências e de matemática.

Publicidade

Outra iniciativa é articular junto às unidades da Federação a oferta de 2 mil vagas de mestrado profissional em redes estaduais até 2022.

Mais de 100 mil vagas voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos deverão ser ofertadas.

Anúncio

Inovação e Empreendedorismo

O eixo Inovação e Empreendedorismo traz a implementação de um escritório, do MEC, que fomentará projetos que estimulem as atividades de pesquisa aplicada, inovação e iniciação tecnológica. Serão lançados editais concorrenciais para grupos de alunos, professores e pesquisadores com investimento de R$ 60 milhões até 2022.

Tal escritório atuará na articulação de parcerias entre público e privado. Além disso, serão criados mais 5 polos de inovação nos institutos federais para disseminar a cultura do empreendedorismo; além de alavancar o desenvolvimento de pesquisas aplicadas, que atendam as reais demandas do setor produtivo aproximando a educação do mercado de trabalho.

Anúncio

Fonte ( http://portal.mec.gov.br)

Sair da versão mobile