MEC implantará 54 escolas cívico-militares, em várias cidades para 2020

MEC (foto http://portal.mec.gov.br)

O Ministério da Educação, MEC, implantará 54 instituições de ensino do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, em 23 estados e pelo Distrito Federal, em 2020.

Parceria do MEC e o Ministério da Defesa

A parceria do MEC com o Ministério da Defesa, que busca promover um salto na qualidade educacional do Brasil, será implementada em 38 escolas estaduais e 16 municipais. Aproximadamente 1.000 militares da reserva das Forças Armadas, policiais e bombeiros militares da ativa atuarão na gestão educacional das instituições.

Anúncio

Regiões contempladas

A região Norte será contemplada com 19 escolas. No Sul, serão 12 unidades e no Centro-Oeste, 10 instituições farão parte do programa. Além disso, outras oito escolas estarão no Nordeste e cinco no Sudeste.

Em 2020, o MEC destinará R$ 54 milhões para levar a gestão de excelência cívico-militar para 54 escolas, sendo R$ 1 milhão por instituição de ensino. São dois modelos, sendo:

Critérios para Seleção

A seleção técnica do MEC foi realizada com critérios eliminatórios e classificatórios estipulados para dar objetividade ao processo de escolha. As regras estão em portaria publicada na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União (DOU). Dessa forma, foram eliminados municípios que não encaminharam a adesão assinada pelo prefeito e com número baixo ou sem militares da reserva residindo na cidade.

Publicidade

Além disso, foram considerados classificatórios no processo de escolha dos municípios:

Processo de escolha

A adesão ao programa foi e continua a ser voluntária, sendo que no lançamento, o governo abriu prazo para as unidades da Federação manifestarem interesse, sendo 15 estados e o Distrito Federal interessados. Depois, foi a vez dos municípios — mais de 600 cidades pediram para participar do projeto.

Anúncio

Capacitação

Os militares e gestores, todos os envolvidos com o programa das escolas cívico-militares passarão por uma capacitação promovida pelo MEC. Antes do início das aulas, pontos focais das secretarias de Educação estaduais e municipais, diretores, professores, militares e profissionais de educação participarão de uma formação presencial e/ou a distância.

Os temas que serão abordados estão o projeto político-pedagógico, as normas de conduta, avaliação e supervisão escolar; além da apresentação das regras de funcionamento das escolas e as atribuições de cada profissional.

Publicidade

Confira a lista dos municípios por estado que terão a implantação das escolas cívico-militares:

Sair da versão mobile