MEC divulgou o indicador de qualidade da Instituições brasileiras de 2015

MEC divulgou o indicador de qualidades da Instituições brasileiras de 2015

MEC divulgou o indicador de qualidades da Instituições brasileiras de 2015

MEC divulgou o indicador de qualidade da Instituições brasileiras de 2015; que avalia as instituições de ensino superior no País. Os dados revelam que, entre as 50 melhores universidades brasileiras, somente quatro são privadas.

Índice Geral de Cursos – IGC

De acordo com o MEC, o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) é um indicador de qualidade; que avalia as Instituições de Educação Superior. Seu cálculo é realizado anualmente e leva em conta os seguintes aspectos:

Anúncio

1-Média dos CPCs do último triênio, relativos aos cursos avaliados da instituição; ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados;

2-Média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela CAPES na última avaliação trienal disponível, convertida para escala compatível e ponderada pelo número de matrículas em cada um dos programas de pós-graduação correspondentes;

3-Distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu, excluindo as informações do item II para as instituições que não oferecerem pós-graduação stricto sensu.

Publicidade

O IGC considera o CPC dos cursos avaliados no ano do cálculo e nos dois anos anteriores, sua divulgação refere-se sempre a um triênio, compreendendo todas as áreas avaliadas previstas no Ciclo Avaliativo do Enade.

MEC divulgou o indicador de qualidades da Instituições brasileiras de 2015

De acordo com o indicador do MEC, as quatro universidades privadas entre as 50 melhores do País são: PUC Rio (20º lugar), PUC-SP (21º lugar), Unisinos, do Rio Grande do Sul (29º lugar) e PUC-RS.

Anúncio

Das 50 melhores, 37 são federais, sendo que a maioria (dez) está localizada em Minas Gerais. Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul têm quatro instituições cada, enquanto São Paulo tem três. Ceará, Distrito Federal, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte e Santa Catarina possuem duas universidades cada. Por fim, Bahia, Espírito Santo, Goiás e Paraíba têm uma instituição cada.

Universidades Estaduais

As universidades estaduais aparecerem em número inferior ao de federais, e o ranking é liderado por uma dessas instituições, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A USP (Universidade de São Paulo) não aparece na lista de instituições avaliadas porque não participa do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes); prova que é utilizada como base para elaboração da nota.

Publicidade

Faculdades

Em relação às faculdades, o ranking de melhores do País é liderado por duas instituições privadas ligadas à FGV (Fundação Getulio Vargas): a Escola Brasileira de Economia e Finanças, no Rio de Janeiro, e a Escola de Economia de São Paulo. Em terceiro lugar aparece o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos (SP), que é federal e é referência em cursos de Engenharia.

Centros Universitários

Os centros universitários que obtiveram melhor resultado foi a Facex, de Natal, no Rio Grande do Norte, que é privada e sem fins lucrativos. Em segundo lugar está a Facvest, de Santa Catarina, que também é privada. O Centro Federal De Educação Tecnológica De Minas Gerais está na a terceira colocação.

Anúncio

Veja a lista completa e respectivos IGCs divulgados pelo MEC neste link. O MEC não divulga ranqueamento das Instituições pois este não é o objetivo principal do indicador.

Informações importantes aos vestibulandos

-Acesse dicas referentes aos diversos cursos de graduação e escolha sua profissão.

Anúncio

Acesse os  vestibulares que estão disponíveis nas diversas Instituições Brasileiras.

Conheça as Universidades e Institutos Federais de Educação que utilizam o Sisu para ingresso em seus diversos cursos.

 

Sair da versão mobile