MEC e Justiça firmam parceria para a Lava Jato da Educação

O MEC e Ministério da Justiça firmam parceria para a Lava Jato da Educação, conforme informações do ministro Ricardo Vélez.

No dia 14 de fevereiro de 2019,  o professor Ricardo Vélez Rodríguez, em reunião de assinatura do protocolo de intenções que tem como objetivo apurar indícios de corrupção; desvios e outros tipos de atos lesivos à administração pública no âmbito do MEC; e de suas autarquias nas gestões anteriores. O acordo é o marco inicial para uma ampla investigação interministerial.

Anúncio

Casos apurados e desvios na educação

Dos vários casos apurados até agora, foram apresentados exemplos emblemáticos, como favorecimentos indevidos no Programa Universidade para Todos (ProUni); desvios no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec); envolvendo o sistema S; concessão ilegal de bolsas de ensino a distância e irregularidades em universidades federais. A audiência deu transparência ao funcionamento e atos do MEC, seguindo as orientações do presidente Jair Bolsonaro para todos os ministérios e instituições federais.

O documento foi assinado pelos ministros da Educação; da Justiça, Sérgio Moro; da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, e pelo Advogado-Geral da União, André Mendonça. Também participou da reunião o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, que será peça fundamental na apuração dos fatos.

Fonte MEC

Publicidade
Sair da versão mobile