CNE abre consulta pública para Ensino a Distância no Ensino Médio

O Conselho Nacional de Educação, CNE, abriu consulta pública referente ao conteúdo e formato do ensino médio — as chamadas “diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio”.

Tal documento estava em discussão no CNE, em paralelo ao debate sobre a base nacional do ensino médio, e atualiza o formato dessa etapa, pois as diretrizes em vigor são do ano de 2012.

Anúncio

Inserção de Ensino à Distância no Ensino Médio

O documento propõe, por exemplo, que parte do conteúdo possa ser dado na modalidade à distância — hoje não há essa previsão. “As atividades realizadas a distância poderão contemplar até 20% da carga horária total; podendo incidir tanto na formação geral básica quanto nos itinerários formativos do currículo”, diz o texto em consulta pública.

De acordo com o documento isso poderá ser feito, “desde que haja suporte tecnológico — digital ou não — e pedagógico apropriado, com acompanhamento/coordenação de docente da unidade escolar onde o estudante está matriculado”. Para o ensino médio noturno, esse percentual pode chegar a 30%.

As novas diretrizes definem ainda que cada município oferte “mais de um itinerário formativo”; em referência aos 5 caminhos propostos na reforma do ensino médio: matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas; formação técnica e profissional.

Publicidade

De acordo com dados do Inep, quase metade das cidades brasileiras (2.702) possuem apenas uma escola de ensino médio. Outras 880 possuem dois colégios para essa etapa de ensino.

Atividades a serem desenvolvidas

O Conselho Nacional de Educação, CNE, indica diversas atividades que poderão ser consideradas na carga horária do ensino médio: desde as aulas tradicionais a “cursos, estágios, oficinas” como “participação em trabalhos voluntários, contribuições para comunidade e atividades pedagógicas orientadas pelos docentes”.

Anúncio

Tais atividades, conforme o documento, “devem ter carga horária específica de acordo com critérios previamente definidos pela instituição; ou rede de ensino e poderão ser contabilizadas como certificações complementares e constarão do histórico escolar do estudante”.

Envio de contribuições

As contribuições poderão ser enviadas para o endereço eletrônico
dcnensinomedio.cne@mec.gov.br.

Publicidade

Mais informações no Texto referência – Consulta pública.

Sair da versão mobile