Enade 2022: MEC publicou edital do Exame, com inscrição em julho

Enade

Enade ( foto www.inep.gov.br)

O Ministério da Educação (MEC) publicou, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital nº 51/2022, referente ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022.

Provas Enade 2022

As provas do exame serão aplicadas no dia 27 de novembro de 2022, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

Anúncio

O Enade 2022 avaliará os estudantes concluintes de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados ao ano III do ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Inscrição Enade 2022

Os coordenadores de cursos deverão inscrever os estudantes no período de 6 de julho a 31 de agosto, por meio do Sistema Enade. Veja abaixo algumas orientações:

Após a inscrição pelos coordenadores, os estudantes concluintes também devem preencher um cadastro de informações pessoais e indicar a eventual necessidade de atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, no Sistema Enade.

Publicidade

Conforme edital, a participação no exame envolve responder ao Questionário do Estudante e fazer a prova.

Cursos avaliados

O Enade 2022 avaliará cursos de 26 áreas de graduação, por meio do desempenho dos estudantes.

Anúncio

Enade

O exame é aplicado desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Eles formam um conjunto avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e das instituições de educação superior brasileiras.

Ele tem por objetivo avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação, bem como as competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.

Publicidade

De acordo com as regras, os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior e subsidiam decisões de gestores educacionais, escolhas de estudantes, além de inúmeras políticas públicas de regulação, supervisão, financiamento e aperfeiçoamento da qualidade da educação superior.

Fonte https://www.gov.br/mec/

Anúncio
Sair da versão mobile