Celpe-Bras 2019: Inscrições disponíveis

As inscrições para a primeira edição do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2019 terão início no próximo dia 18 de março. As inscrições serão encerradas no dia 22 de março.

Como fazer a inscrição

Os interessados deverão se inscrever exclusivamente pela internet pelo site (//celpebras.inep.gov.br/celpebras/#!/index).Para fazer a inscrição, é necessário informar o número de passaporte ou documento de identificação válido no país de realização do Exame. A solicitação pelo atendimento e pelos recursos de acessibilidade deverá ser feita durante a inscrição, mediante inclusão de documentos comprobatórios.

Anúncio

Prova

Conforme edital do Celpe-Bras 2019, a avaliação será aplicada de 28 a 30 de maio de 2019; em postos aplicadores no Brasil e no exterior.

As provas são realizadas em postos aplicadores, que podem ser instituições de ensino superior no Brasil e no exterior; representações diplomáticas e missões consulares do Brasil no exterior; centros e institutos culturais brasileiros e estrangeiros e instituições congêneres, interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa.

Estrutura do Exame

De acordo com o Inep, o Celpe-Bras é composto de Parte Escrita e Parte Oral. A Parte Escrita, que será aplicada a todos os participantes na manhã de 28 de maio, tem quatro tarefas de produção textual que abrangem mais de um componente ou habilidade de uso da Língua Portuguesa e que exigem do participante registro escrito em Língua Portuguesa, a partir de insumos diversificados (vídeo, áudio e texto escrito). A Parte Escrita tem duração de três horas. A Parte Oral, que será agendada entre os dias 28 (vespertino) e 30 de maio, consiste em uma interação face a face entre o participante e o avaliador-interlocutor, com duração de 20 minutos.

Publicidade

O que é o Celpe-Bras?

O Celpe-Bras é aceito como comprovação de proficiência no uso da língua portuguesa pelas instituições de educação superior e se destina a brasileiros e estrangeiros; para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação. O certificado poderá ser usado para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no Brasil.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); autarquia vinculada ao MEC responsável pela aplicação do exame; o edital com detalhamento do cronograma e regras deverá ser publicado ainda na primeira quinzena de março.

Anúncio

O exame destina-se à obtenção de Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros. Ele é aplicado no Brasil e em outros países com o objetivo de fornecer o certificado brasileiro oficial de proficiência em português como língua estrangeira. O Inep é responsável pela aplicação, com apoio do Ministério da Educação e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

Cronograma 2019

-Inscrições: 18 a 28/3/2019;

Publicidade

-Pagamento da taxa de inscrição: 18 a 29/3/2019;

-Aplicação da Parte Escrita: 28/5/2019 (matutino);

Anúncio

-Aplicação da Parte Oral: 28/5/2019 (vespertino);

-Aplicação da Parte Oral: 29 e 30/5/2019 (matutino e vespertino);

Anúncio

-Divulgação dos Resultados: 8/8/2019.

Confira mais informações no edital do Celpe-Bras 2019.

Fonte Inep

 

Sair da versão mobile