USP: Inscrições para o Programa Paideia

Febrace 2017: Inscrições abertas

Febrace 2017: Inscrições abertas

USP: Inscrições para o Programa Paideia, projeto que oferece aulas de computação a jovens de baixa renda da Grande São Paulo. As inscrições são gratuitas, assim como o curso, e serão encerradas no dia 6 de setembro. Elas estão disponíveis neste link.

Programa Paideia

O Programa Paideia – Pró-Profissão em Tecnologia da Informação é uma iniciativa do Laboratório de Sustentabilidade (Lassu) da Escola Politécnica (Poli) da USP. Por meio dele, será oferecida capacitação a jovens de baixa renda nas áreas de informática e desenvolvimento de softwares.

Anúncio

Perfil dos Candidatos

Os interessados devem ter entre 16 e 20 anos e precisam estar cursando o segundo ou o terceiro ano ou já ter completado o ensino médio.

Os candidatos às 25 vagas passarão por um processo de seleção dividido em três fases que são:

-Uma prova escrita, para avaliar as motivações do jovem em relação ao curso;

Publicidade

-Uma entrevista pessoal com os candidatos;

-Uma entrevista com a família dos estudantes.

Anúncio

O intuito do projeto é envolver os alunos nas áreas de microinformática; programação básica e relacionamento profissional. A carga horária é de 360 horas. As aulas são realizadas das 14 às 17 horas.

O programa está abrigado no Espaço Paideia, que foi inaugurado em novembro de 2016 no segundo andar do prédio do Lassu; laboratório ligado ao Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS) da Poli.

Publicidade

Nesse local os alunos terão aulas teóricas e atividades práticas em laboratório ministradas por professores da USP e profissionais do mercado.

O programa foi planejado para ter a duração de dois semestres letivos, o projeto surgiu da percepção de que existe um déficit de profissionais na informática, especialmente na área de programação.

Anúncio

Além das aulas semanais, os alunos receberão auxílio para alimentação e transporte; camisetas e jalecos para uso nas salas de aulas; um kit de ferramentas para montagem e desmontagem de equipamentos e apostila com o conteúdo das aulas. A ideia é que esse custo seja integralmente pago por pessoas físicas, por meio de doações, ou por empresas parceiras.

 

Anúncio
Sair da versão mobile