Taxa Selic: como ela influencia a economia?

Você sabia que a Taxa Selic afeta sua vida financeira e tem um grande impacto na economia? A cada 45 dias ela vira notícia nos principais noticiários do país. Seus aumentos e decréscimos devem ser acompanhados atentamente.

Conheça melhor a Selic no artigo a seguir e tire suas principais dúvidas.

Anúncio

O que é Taxa Selic?

Selic significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia, um programa que funciona de maneira virtual em que é possível comprar e vender títulos do Tesouro Nacional por meio das instituições financeiras.

Isso significa que a negociação dos títulos é exclusiva para o Banco Central e demais instituições bancárias. O cidadão comum não consegue ter acesso, porém, é impactado diretamente pelos acordos ao realizar investimentos, empréstimos e financiamentos. A taxa Selic influencia todas as demais taxas no país. 

Publicidade

O valor da Selic é decidido pelo Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central). A cada 45 dias é realizada uma reunião para definir seu aumento, diminuição ou até mesmo a estabilidade.

Atualmente, a taxa Selic acumulada é de 5,25% ao ano. Sua última definição foi feita no último dia 4 de agosto. Na ocasião, o Comitê decidiu pelo aumento de 4,25% para 5,25%, representando a quarta alta consecutiva em 2021.

Anúncio

Como funciona a Selic?

Embora a principal fonte de arrecadação financeira do governo seja através dos impostos pagos pela população, outra forma ainda é por meio de empréstimos adquiridos pela compra e venda dos títulos públicos do Tesouro Nacional.

Quem compra um título, também ganha o direito de receber o valor de volta com acréscimo de juros em uma determinada data. A maior parte deles é adquirida por grandes instituições financeiras.

Publicidade

Dessa maneira, toda instituição é obrigada por lei a depositar uma parcela do recebido em até 24h em uma conta do Banco Central.

Essa é uma das formas que o governo tem de controlar o aumento da inflação e ter noção clara da quantidade de dinheiro que está circulando.

Anúncio

Essa explicação é importante para entendermos como funciona a Taxa Selic Over e Taxa Selic Meta –– a que mais importa para nós.

Taxa Selic Over

A Taxa Selic Over é a taxa de juros quando ocorre empréstimos entre as instituições bancárias. Elas utilizam como garantia os títulos públicos adquiridos pelo Banco Central, como descrito acima no artigo.

Anúncio

Taxa Selic Meta

A Meta é a que corresponde à taxa básica econômica brasileira. A Taxa Selic Meta é tida como parâmetro para as demais taxas do mercado e sempre tende a ser a menor todas.

Por que a Taxa Selic é importante?

A Taxa Selic foi criada com o objetivo de controlar os efeitos da hiperinflação que ocorria no Brasil na década de 1970. Dessa forma, a Selic realiza o controle inflacionário e qualquer mudança realizada pelo Banco Central, repercute diretamente na alta ou baixa da inflação.

Nesse caso, é possível perceber que ao aumentar a Selic, o objetivo é desacelerar a economia e controlar o aumento da inflação. Na situação contrária, sua diminuição tem o intuito de estimular o poder de compra da população, aquecendo a economia e aumentando a inflação quando está abaixo da meta.

A taxa Selic e os efeitos no bolso do brasileiro

Podemos entender, portanto, que a Selic é um grande indicador da situação econômica do país. Ela reproduz efeitos que podem ser sentidos no crédito, ao obter empréstimos e financiamentos, e no consumo, no custo de produtos e serviços. 

Sendo assim, é sempre importante acompanhar a Selic Mensal Histórica e ficar de olho no melhor momento para realizar investimentos e não perder dinheiro para juros exorbitantes.

Sair da versão mobile