INSS: por que minha aposentadoria foi negada? Veja situações

O planejamento previdenciário é fundamental para aqueles que desejam se aposentar sem problemas. Isso porque o processo de aposentadoria é um ato que exige bastante atenção, sendo necessário ter uma visão ampla sobre a matéria, inferindo-se a categoria de segurado à qual o contribuinte se encaixa, qual o melhor momento para requerer o benefício, a provável renda mensal inicial e os requisitos que ainda faltam ser cumpridos.

Na grande maioria das vezes, o pedido de aposentadoria do requerente é negado em virtude da falta de documentos e dados. Surge, assim, uma grande dúvida: como solicitar corretamente a aposentadoria?

Anúncio

Deve-se ter na cabeça quais são os pontos fundamentais que devem ser demonstrados no pedido de aposentadoria:

Trata-se do requisito essencial para a concessão da aposentadoria. Hoje, com a reforma da previdência aprovada em 2019, nenhum segurado consegue mais se aposentar sem ter cumprido os tempos de contribuição previstos em lei.

Publicidade

Por isso, é muito importante ficar atento aos períodos contributivos e comprová-los, quando solicitado. Se for possível contratar um profissional qualificado na área da Previdência Social para prestar orientação, melhor ainda.

Tal orientação se destina àqueles que, ao longo da vida profissional, exerceram atividades que, de acordo com a lei, autorizam a concessão da aposentadoria especial.

Anúncio

Em regra, ela é possível quando o segurado exerceu algum tipo de atividade prejudicial à saúde, como aquelas com agentes nocivos químicos e biológicos. Nesse caso, é muito importante ter atenção a alguns documentos específicos, como o LTCAT e o PPP, que precisam estar atualizados.

A vantagem de ter esses documentos e solicitar essa aposentaria reside no fato de haver redução do tempo de contribuição, com regras menos rígidas.

Publicidade

Se o segurado for empregado ou empregado doméstico, por exemplo, haverá a responsabilidade do empregador realizar regularmente as contribuições previdenciárias, com os pagamentos em dia.

Por isso, ao pedir a aposentadoria junto ao INSS, o requerente deve ter a certeza de que o seu empregador sempre realizou as contribuições corretamente, caso contrário o pedido será negado administrativamente.

Anúncio

Cabe destacar que o Poder Judiciário brasileiro já formou entendimento de que os empregados não podem ser prejudicados pela inércia dos empregadores. Sendo assim, a aposentadoria não pode ser negada porque os empregadores deixaram de realizar as contribuições, bastando o requerente apresentar a carteira assinada ou o contracheque para comprovar o vínculo de emprego.

No entanto, esse direito apenas tem sido reconhecido na via judicial. Por sua vez, a Fazenda Nacional cobra do empregador todos os valores em atraso.

Anúncio

Antes de requerer a aposentadoria, é muito importante verificar se todos os dados constantes no CNIS estão corretos. Este documento contém todas as informações previdenciárias do contribuinte, como vínculos de emprego, datas de admissão e demissão, bem como a remuneração.

Por isso, trata-se do principal documento a ser analisado na hora da análise do pedido de concessão da aposentadoria. Por meio dele, será possível contabilizar o tempo de contribuição e calcular o valor a ser recebido a título de aposentadoria.

Cabe ressaltar que é possível verificar o CNIS atualizado, bem como solicitar eventuais correções, no app Meu INSS, disponível para download em todos os telefones celulares.

Se o segurado se atentar a essas orientações, dificilmente terá problemas na hora de obter o seu benefício previdenciário. É preciso cumprir os requisitos e demonstrar esse cumprimento claramente, sem margem para dúvidas.

Em casos de dúvida e ausência de recursos financeiros para contratar um especialista que possa prestar auxílio, recomenda-se que seja procurada a Defensoria Pública da União – DPU, que orienta e ajuda todos os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS a obterem o benefício previdenciário a que fazem jus.

As DPUs estão espalhadas por todo país e, caso o benefício seja negado administrativamente, pelo próprio INSS, os profissionais imediatamente adotam as medidas judiciais cabíveis para que o contribuinte passe a receber a aposentadoria.

Sair da versão mobile