Imposto de Renda 2022: Receita libera valores referentes ao 2º lote de restituição, veja como consultar

Imposto de Renda

Imposto de Renda

Receita Federal libera, a partir de amanhã, 30 de junho, os valores referentes ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2022.

Como fazer a consulta?

A consulta ao referido lote foi liberada em 23 de junho, sendo que o contribuinte pôde usar variados canais de atendimento tais como o site da Receita Federal, o aplicativo Meu Imposto de Renda ou o Portal e-Cac. Veja abaixo como realizar a consulta:

Anúncio

Por meio do site da Receita Federal:

Por meio do Portal e-Cac:

Liberação dos valores

Nessa semana foi liberada apenas a consulta, pois o pagamento ficará à disposição a partir de 30 de junho.

Os primeiros pagamentos foram feitos em 31 de maio para os grupos prioritários – pessoas com deficiência ou doenças graves. Recebem neste lote aqueles que entregaram a declaração nos primeiros dias e não caíram na malha-fina.

Receita Federal: Segundo lote de restituição

De acordo com as regras, a partir deste segundo lote todos terão a correção de 1% com base na Selic (taxa básica de juros da economia). Na semana passada, o Comitê de Políticas Monetárias (Copom) do Banco Central elevou a Selic em 0,5 ponto percentual de 12,75% ao ano para 13,25% ao ano. Isso significa que os contribuintes que têm restituição a receber terão ganhos maiores.

Publicidade

Lote de restituição Data da liberação

Como consultar a restituição do Imposto de Renda?

Os contribuintes podem realizar a consulta da restituição do Imposto de Renda pelos canais abaixo relacionados:

Restituição via Pix

Nesta edição, a restituição será via pix, e de acordo com a Receita Federal, a adoção dessa modalidade, visa facilitar o pagamento das restituições aos contribuintes, tendo em vista que simplifica também a alteração de contas para o crédito dos valores.

Anúncio

Por meio do sistema instantâneo de pagamentos, o Fisco tem por objetivo a redução da necessidade para o reagendamento dos créditos devido a contas inválidas ou ainda com números incorretos.

Sair da versão mobile