Como melhorar o rendimento do estudo a distância

O aprendizado solitário, principalmente em casa, pode ser um grande desafio. Por isso, procurar por maneiras de como melhorar o estudo a distância é sempre válido.

E sequer às vezes o problema é a responsabilidade ou a concentração. Existem muitos outros fatores que podem interferir no seu desempenho, dificultando o processo de aprendizagem.

Anúncio

Está com dificuldades para aprender e quer descobrir como melhorar o rendimento do estudo a distância? Então continue acompanhando e boa leitura!

Como melhorar o rendimento do estudo a distância?

Estudar em outro local que não seja uma sala de aula pode ser libertador, mas, ao mesmo tempo, é muito desafiador.

Publicidade

Existe uma série de fatores que irá atrapalhar na produtividade e absorção do conhecimento enquanto dedicamos algum tempo do nosso dia aos estudos. Sejam problemas internos ou externos, a chance deles ocorrerem sempre irá existir.

Logo, é preciso minimizar tais chances. Seja para uma faculdade ou pós-graduação EAD, você precisa entender o que realmente te fará aprender ao longo de um ensino a distância.

Anúncio

Como aprender em EAD

O curso EAD irá exigir que você dedique horas a ele para que possa absorver o que o material disponível tem a passar e você possa progredir nele sentindo que está aprendendo algo.

Como você está por conta própria e é, basicamente, um autodidata, é preciso sempre procurar por materiais de qualidade que realmente irão agregar ao seu ensino. Usar o fórum para conseguir algumas referências bibliográficas ou ainda cópias de TCC’s antigos é uma ótima maneira de conseguir um material enriquecedor.

Publicidade

Além disso, técnicas de estudo serão essenciais em todo o processo de aprendizagem, ajudando a melhorar a fixação do conhecimento.

Se o seu tempo para estudar é curto, o processo citado acima é ainda mais importante. Você precisa ter em suas mãos aquilo que irá agregar conhecimento, sem muita enrolação, para que o tempo seja aproveitado da melhor maneira possível.

Anúncio

Além disso, claro, será preciso ter muita disciplina. As distrações fora do ambiente escolar vêm com grande frequência e podem atrapalhar, e muito, seus estudos.

Como ter disciplina no EAD

Responsabilidade e disciplina se mostram ainda mais necessárias enquanto cursa um EAD. Ambas são necessárias para que você não sinta que o seu dinheiro está sendo jogado fora.

Anúncio

Ainda sim, é algo difícil de conquistar, principalmente se você tem alguns problemas com concentração.

Por isso, utilizar de métodos como a técnica Pomodoro pode ser uma ótima alternativa para lhe auxiliar a manter a concentração e garantindo que está realmente aprendendo.

Uma boa prática também é fazer um cronograma. Manter uma rotina o fará se acostumar com o compromisso da hora, deixando de ser uma obrigação e passando a ser uma atividade normal do seu dia-a-dia.

Como criar um cronograma de estudos EAD

A criação do cronograma é algo simples. Pense nisso como a escala das matérias na escola ou a distribuição das cadeiras da faculdade.

Porém, se você sente que em uma matéria possui mais facilidade, é interessante estudá-la um pouco menos na semana do que as outras, para garantir o aprendizado integral de tudo.

Além disso, como é nessa parte onde os dias e a quantidade de horas dedicadas será definido, reflita sobre a sua rotina e, se avaliar que é necessário, deixe programado também algumas horas do fim de semana para estudar.

Como estudar a distância trata-se também da criação de um bom hábito, isso facilitará todo o processo ao longo de sua formação.

O EAD realmente vale a pena?

Como nem todos conseguem aprender tão bem sozinhos, muitos acabam se perguntando se o EAD realmente vale a pena.

Além de este ser uma alternativa acessível, o seu aprendizado e eficácia é garantido, sendo um dos meios mais populares de estudo na atualidade.

A prova disso é o número divulgado pelo MEC em 2018. De acordo com o Censo da Educação Superior daquele ano, a modalidade presencial e ensino a distância possuíam quase os mesmos números de matrículas, apresentando uma diferença de apenas 243 mil estudantes.

Porém, a previsão era que em 2019 o EAD já superasse o modelo tradicional, vendo a situação econômica do país. Fator este que apenas se consolidou com a chegada da pandemia.

Assim, você conseguirá melhorar seus estudos.

Aplicando aquilo que você aprendeu aqui no artigo, você será capaz de aumentar o seu rendimento no seu curso a distância. O EAD vale sim a pena e é um ótimo método de formação!

Você conhece alguma dica para melhorar os estudos? Então compartilhe conosco nos comentários!

Sair da versão mobile