Estudar Serviço Social: entenda como funciona a profissão

A carreira em serviço social concentra-se na coletividade e na integração do indivíduo na sociedade. O profissional nesta área é chamado de assistente social e atua na luta contra as desigualdades da sociedade, analisando, seguindo e oferecendo soluções para melhorar as condições de vida das crianças e adultos.

O serviço social visa planejar e acompanhar os projetos sociais que vão buscar dar uma resolução de situações desfavoráveis para grupos frágeis da sociedade.

Anúncio

Estas situações podem ser fatores relacionados a: educação, saúde, alimentos, escola, comunidade, trabalho ou ambiente prisional e pode influenciar adultos, adolescentes e crianças.

Como funciona o trabalho do assistente social?

O assistente social quer integrar os indivíduos ao seu local apropriado, por exemplo: uma criança deve estar bem integrada à escola e na família, não sofrer violência psicológica ou física, e ter supridas suas necessidades de saúde e alimentos.

Publicidade

Além disso, uma mulher tem o direito de ser integrada em seu trabalho, sem sofrer em sua comunidade, sem perseguição ou qualquer violência. Um prisioneiro deve estar sujeito a trabalhos específicos para sua reintegração na sociedade. E assim por diante.

Em suma, o assistente social diz respeito a uma sociedade mais justa. Funciona para a igualdade da população e pelo direito de uma vida socialmente saudável. Tenta, também, contribuir para a inclusão social, para combater a exclusão e promover o desenvolvimento social e a coesão, fortalecendo e promovendo o indivíduo ou grupo.

Anúncio

Os assistentes sociais podem trabalhar com:

Como é o curso de serviço social?

O curso de serviços sociais tem um período de quatro anos.

Publicidade

A fim de agir na profissão, é necessário fazer um estágio supervisionado, estabelecer uma conclusão do curso (TCC), além de apresentar trabalho que valoriza a reflexão e o pensamento crítico.

Desta forma, o curso mistura atividades teóricas e práticas. Além disso, após a conclusão do ensino superior no serviço social, o aluno ainda deve obter uma entrada para o Conselho Regional de Serviços Sociais (Cress).

Anúncio

Entre as disciplinas existentes, há um espaço garantido para discussões filosóficas, antropológicas, direitos humanos, familiares, políticas públicas, entre outras.

Confira algumas disciplinas compulsórias na grade curricular:

Anúncio

Como é o profissional do serviço social?

Sendo uma profissão na área de ciências humanas, o perfil do estudante de serviço social é uma pessoa que gosta de ler e analisar os fatos e ter um aspecto crítico da realidade social.

É importante que o aluno goste de lidar com pessoas e tenha entusiasmo para ajudá-las, especialmente aquelas que vivem em vulnerabilidade social.

Portanto, não há espaço para preconceitos ou diferenças neste ramo. O assistente social sempre encontrará situações adversas e deve estar preparado para encontrar soluções adequadas.

Desta forma, outra característica importante é uma boa comunicação e compreensão, especialmente para a resolução de conflitos.

A ética deve sempre vir em primeiro lugar. Assim, qualquer um que tem um espírito de amor e que acredita na mudança de população tem uma excelente oportunidade para se fazer bem na profissão.

Ramos de trabalho:

O mercado de trabalho para aqueles que concluem um ensino superior de serviço social é muito amplo e diversificado. Vejamos algumas possibilidades:

Sair da versão mobile