Valores a Receber: empréstimo, cartão de Crédito e Caixa Tem

Valores a receber

Valores a Receber, do Banco Central do Brasil (BC), é um sistema que torna possível a realização de consultas por parte dos cidadãos brasileiros. Nesse caso, a consulta é feita para descobrir se o cidadão tem algum dinheiro esquecido para receber. Em caso positivo, o cidadão pode solicitar o saque do dinheiro que lhe é de direito.

Até o presente momento, o sistema dos valores a receber passou por apenas 1 (uma) fase de consultas. Foi um período em que os cidadãos brasileiros puderam entrar no sistema e, então, consultar se tinham valores a receber disponíveis. E quando esse foi o caso, estes puderam solicitar o saque do dinheiro da forma que lhe fosse mais favorável.

Anúncio

Com toda a certeza, o sistema dos valores a receber do Banco Central (BC) representou uma grande inovação para os brasileiros. Afinal, se não fosse por esse sistema, consultar o dinheiro esquecido demandaria uma consulta em cada banco, instituição financeira ou empresa por parte do cidadão para saber se tinha algum valor para receber. Com esse sistema, portanto, essa consulta se torna unificada e muito mais simplificada.

Valores a Receber do Banco Central – BC

Em suma, o sistema dos valores a receber, do Banco Central – BC, é um portal que foi criado para que os próprios cidadãos tivessem essa oportunidade de consultar o dinheiro esquecido que está em seus respectivos nomes. Um sistema que está acessível para todos os brasileiros. E para fazer a consulta, é muito simples.

Para consultar os valores a receber do Banco Central (BC), são necessárias as suas informações pessoais. Mas tão somente a sua data de nascimento e o número do CPF (Cadastro da Pessoa Física). Feito isso, em questão de apenas alguns segundos, já é possível saber se você tem valores a receber ou não.

Publicidade

Se o sistema dos valores a receber confirmar que você tem algum dinheiro esquecido, chega o momento de fazer a sua solicitação de saque. Pelo menos, na primeira fase de consultas dos valores a receber, o saque somente era liberado em uma data posterior ao momento da consulta.

Porém, ao que tudo indica, na próxima fase de consultas dos valores, o saque poderá ser solicitado ao mesmo tempo que a consulta, representando uma das novidades que o sistema está preparando para quando as consultas vierem a ser liberadas novamente.

Anúncio

Empréstimo

Tenha valores a receber ou não, a expectativa por acessar essa informação é compartilhada por milhões de brasileiros. Especialmente em tempos em que a Economia apresenta algumas incertezas nesse momento de retomada do pós pandemia, é normal que a necessidade de agregar ao orçamento doméstico e familiar seja cada vez mais maior. Porém, é importante saber analisar a realidade, uma vez que os valores a receber não são uma garantia para todos.

Portanto, pode ser o caso de o cidadão não ter valor algum para receber. Se esse for o caso, uma frustração pode surgir após a realização da consulta no sistema. Porém, é uma situação com a qual se deve lidar da melhor forma, especialmente por que os valores a receber surgiram como uma opção, e não como algo que já era garantido desde sempre.

Publicidade

Por exemplo, muitos brasileiros, nessa situação, acabam optando por contratar um empréstimo. Essa não é a melhor das opções, especialmente por conta da taxa de juros, mas pode ser útil para o caso de precisar quitar alguma dívida urgente e inadiável, ou no caso de uma necessidade imediata para a qual o cidadão não tem nenhuma reserva financeira.

Aliás, nos últimos meses, o Governo Federal liberou o chamado empréstimo consignado do Auxílio Brasil, mas a medida se encontra suspensa por tempo indeterminado, sem previsão de retomada no novo governo.

Anúncio

Cartão de Crédito

Uma outra opção em relação ao empréstimo pode ser o Cartão de Crédito. Inclusive, essa alternativa se revela mais acessível, uma vez que muitos brasileiros já contam com um cartão de crédito para usar quando for preciso.

Nesse caso, quando o consumidor conta com um limite favorável, que seja capaz de suprir as suas necessidades financeiras, ele acaba optando por usar o cartão em vez de pedir algum empréstimo.

Anúncio

De fato, o cartão de crédito é um produto financeiro que acaba salvando o orçamento doméstico e familiar de muitos brasileiros. E não poderia ser diferente. Afinal, em uma época em que o dinheiro físico está em falta no bolso do brasileiro, unificar todas as compras em um cartão se tornou um hábito.

Porém, ao mesmo tempo em que essa já é uma realidade compartilhada e presente no dia a dia do brasileiro, é preciso ter cautela ao usar o cartão de crédito. Assim como o empréstimo, o uso do cartão representa uma dívida. Portanto, é muito importante analisar os limites e as condições antes de seguir por essas opções. Seja o empréstimo ou o cartão de crédito, atenção e cuidado são fundamentais.

Aplicativo Caixa Tem

Da mesma forma que o sistema dos valores a receber, o aplicativo Caixa Tem é outra plataforma que foi criada com o objetivo de digitalizar alguns serviços financeiros. Por exemplo, imagine se todo cidadão precisasse se deslocar até o Banco Central do Brasil (BCB) para consultar os seus valores a receber. Essa situação por si só já geraria grandes atrasos e filas na entrega dessas informações.

Portanto, sistemas como os valores a receber e o aplicativo Caixa Tem chegam em um período no qual as pessoas querem fazer o máximo possível sem precisar sair de casa. Obviamente, a realidade da crise sanitária também contribuiu para que essa realidade se tornasse uma necessidade, e não somente um desejo.

Por isso, cada vez mais, os produtos e os serviços financeiros estão sendo adaptados para o ambiente digital que nos cerca e está tão presente no nosso cotidiano.

O sistema dos valores a receber do Banco Central pode ser acessado por meio do seguinte link: valoresareceber.bcb.gov.br. Por sua vez, o aplicativo Caixa Tem está disponível para download nos dispositivos móveis com sistema operacional Android e/ou iOS (aparelhos Apple). Dessa forma, é só entrar na loja de aplicativos do seu celular e procurar pelo aplicativo Caixa Tem na barra de pesquisa.

Sair da versão mobile