Valores a Receber do Banco Central e suas possibilidades

O Valores a Receber do Banco Central do Brasil (BCB) é um sistema de consultas que ficou muito popular desde a sua criação. O motivo por trás disso está no fato de que esse é um sistema que traz a oportunidade do resgate de valores esquecidos.

Com isso, o cidadão brasileiro conta com a chance de consultar se tem algum valor que lhe é seu de direito e que acabou por ficar “escondido” em algum momento da sua vida.

Anúncio

Nesse sentido, os valores a receber representam uma grande oportunidade de resgatar algum valor o qual o próprio cidadão não se lembrava. Portanto, vem daí a alta popularidade que o sistema alcançou em pouco tempo. Por exemplo, uma pessoa pode ter uma quantia para receber e nem mesmo ter a consciência disso.

Dessa forma, o que o sistema dos valores a receber do Banco Central (BC) faz é revelar para esse cidadão os valores esquecidos que ele tem o direito de receber. Uma revelação que, em primeiro lugar, acontece por meio da consulta. Posteriormente, o saque é liberado.

Publicidade

Valores a Receber do Banco Central do Brasil – BCB

Em resumo, o sistema dos valores a receber oportuniza o resgate de algumas quantias de dinheiro que foram esquecidas em determinado momento. Esse dinheiro pode ser algum saldo esquecido em bancos e instituições financeiras, tarifas de cartão de crédito que foram cobradas de forma indevida, quantias que sobraram de algum repasse advindo de empréstimo, entre outras situações que poderiam ser aqui citadas. De fato, são vários os casos que podem gerar algum dinheiro esquecido.

Primeiramente, o cidadão faz a consulta no portal que foi criado e desenvolvido por meio do Banco Central do Brasil (BCB). Logo em seguida, ele é orientado para o procedimento de realização do saque. Nesse sentido, ao menos na primeira fase de consulta dos valores a receber, o saque é liberado em um momento posterior à consulta.

Anúncio

Contudo, na próxima fase de consultas dos valores a receber do Banco Central – BC, a expectativa é de que o saque possa ser feito no exato momento em que o cidadão faz a consulta. Lembrando que o saque somente poderá ser efetivado caso o cidadão tenha, de fato, algum valor para receber. Em caso contrário, não haverá dinheiro para ser resgatado, cabendo ao cidadão esperar pelo próximo período de consultas dos valores a receber.

Empréstimo

O motivo pelo qual as pessoas esperam tanto pelas consultas dos valores a receber é, na verdade, muito simples. Principalmente em tempos de crise econômica, é comum que as pessoas, e não somente os brasileiros, procurem por toda e qualquer oportunidade de resgate de algum dinheiro. Nesse sentido, saber se tem alguma quantia de valores a receber é muito importante.

Publicidade

Valores a receber pode ser a salvação para algumas pessoas por exemplo. E quando esse não é o caso, ou seja, quando a pessoa não tem algum valor para receber, ela pode acabar recorrendo a outras possibilidades. Por exemplo, recorrer a um pedido de empréstimo.

Obviamente, a solicitação de um empréstimo não é a melhor opção em todos os casos. Porém, quando há uma dívida urgente para pagar, com as taxas de juros crescendo em um ritmo acelerado, ou quando uma necessidade inadiável precisa ser atendida a curto prazo, é comum que os brasileiros pensem logo no empréstimo. Inclusive, recentemente, a medida do empréstimo consignado do Auxílio Brasil foi liberada, mas a concessão desse novo crédito se encontra atualmente suspensa.

Anúncio

Cartão de Crédito

Sem valores a receber, o cidadão também pode acabar recorrendo a outro produto financeiro que é muito utilizado pelos brasileiros de uma forma geral. É esse o caso do Cartão de Crédito. De fato, o cartão de crédito está entre os serviços financeiros mais usados pelos cidadãos.

Com o advento dos bancos digitais e a digitalização de uma série de produtos financeiros, o cartão de crédito ficou ainda mais popular. Hoje em dia, se tornou muito mais fácil adquirir um cartão de crédito para chamar de seu. Anteriormente, em outras épocas, acessar esse produto já teve mais dificuldades, muito diferente do que se percebe atualmente.

Anúncio

Especialmente em tempos em que o dinheiro físico está deixando de ser uma realidade tão presente no dia a dia do brasileiro, lidar com os produtos digitais é uma alternativa cada vez mais acessada. Por exemplo, até mesmo o cartão de crédito físico já está se tornando um pouco tradicional. Afinal, hoje, também há a opção de se utilizar o cartão de crédito digital, que muda de número e de código de tempos em tempos, o que faz aumenta a segurança das suas compras pela Internet.

Aplicativo Caixa Tem

Falando sobre consultas de valores a receber, um outro sistema que se tornou bastante popular para os brasileiros nos últimos anos foi o aplicativo Caixa Tem.

Tal como o sistema dos valores a receber do Banco Central (BC), o aplicativo Caixa Tem também é uma plataforma digital que despertou a atenção desde a sua criação, mas por motivos diferentes, embora semelhantes. De fato, o sistema dos valores a receber e o aplicativo Caixa Tem possuem os seus pontos em comum.

Enquanto o sistema dos valores a receber do Banco Central foi criado especialmente para revelar o dinheiro esquecido dos cidadãos, o aplicativo Caixa Tem foi desenvolvido para garantir o repasse dos benefícios sociais, como por exemplo o Bolsa Família e o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), dentre outros, para os cidadãos. São finalidades diferentes, mas que se relacionam com o fato de garantir valores para os brasileiros. De um lado, o dinheiro esquecido dos valores a receber, e do outro, benefícios sociais como o Auxílio Brasil.

Por fim, fica compreendido que os dois sistemas fazem parte de um processo de digitalização das ferramentas governamentais que facilitam o acesso dos cidadãos aos recursos financeiros que lhe são de direito. E até mesmo quando se fala de empréstimo, por exemplo, o aplicativo Caixa Tem pode ser útil. Afinal, hoje em dia, já é possível pedir novo crédito por meio da plataforma digital. Resta a população aproveitar esses sistemas de consultas e resgates que estão sendo disponibilizados.

Sair da versão mobile