PIS/PASEP: Veja quando serão liberados novos saques e como consultar

PIS/PASEP 2024

PIS PASEP (Imagem:Divulgação)

A Caixa liberará novos pagamentos referentes ao abono salarial do PIS/Pasep, conforme o calendário do benefício, que foi iniciado em 15 de fevereiro de 2023.

Trabalhadores nascidos em setembro e outubro

Ainda conforme a Caixa, os trabalhadores nascidos em setembro e outubro poderão movimentar ou fazer o saque dos valores a partir do dia 15 de junho. O prazo final para sacar o dinheiro será 28 de dezembro de 2023.

Anúncio

O pagamento de 2023 é referente ao ano-base é 2021, por isso, recebem os valores aqueles que cumpriram com todos os requisitos do programa.

Consulta PIS/PASEP

A consulta à disponibilidade dos valores e as datas de pagamento foi liberada em 05 de fevereiro, via portal Gov.br e pela Carteira de Trabalho Digital.

Publicidade

Quem tem direito?

De acordo com as regras, têm direito ao abono salarial os trabalhadores que estão cadastrados no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos e que receberam, de empregadores que contribuem para os programas, até dois salários-mínimos mensais, em média, no período trabalhado. É preciso ainda que os dados relativos a 2021 tenham sido informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no e-Social.

Terão direito ao benefício, no total,  22,9 milhões de trabalhadores, sendo que 20,4 milhões da iniciativa privada poderão receber pelo Programa de Integração Social (PIS), pago pela Caixa Econômica Federal. Os 2,5 milhões com direito pelo Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) recebem pelo Banco do Brasil.

Anúncio

Os valores variam de R$ 108,50 a R$ 1.302, e dependem da quantidade de meses trabalhados em 2021.

Veja como consultar o PIS/PASEP passo a passo:

Via internet

1. Acesse o link https://servicos.mte.gov.br/spme-v2/#/login e clique em ‘Entrar com gov.br”

Publicidade

2. Faça login com seu CPF e senha cadastrados no portal gov.br. Caso não tenha cadastro, você pode fazer a inscrição neste site.

3. Na sequência, clique em Abono Salarial. Em seguida, é exibida a informação se o trabalhador receberá ou não o benefício.

Anúncio

Via aplicativo

1. No celular ou tablet, baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, caso não o tenha instalado ainda.

2. Faça login com seu CPF e senha cadastrados no portal gov.br. Caso não tenha cadastro, você pode fazer a inscrição neste site.

Anúncio

3. Na tela inicial, clique em Abono Salarial – Consultar. Caso a opção não apareça, clique no menu da parte de baixo da tela, depois Benefícios e Abono Salarial. Em seguida, será exibida a informação sobre os valores a receber.

Saques PIS/PASEP 2023

O pagamento do PIS/PASEP é referente ao ano calendário de 2021 e teve início no dia 15 de fevereiro e será encerrado em 17 de julho, conforme o mês de aniversário. O depósito é realizado automaticamente na conta corrente ou poupança na Caixa.

Os cidadãos que ainda não possuem conta ativa na Caixa, terão a abertura de uma poupança social digital, pela qual pode ser movimentada, via aplicativo Caixa Tem.

Sair da versão mobile