PIS/PASEP: Veja como consultar e sacar o Abono Salarial em 2023

PIS/PASEP 2024

PIS PASEP (Imagem:Divulgação)

O abono salarial é pago anualmente para quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias. Esse ano, o calendário do abono foi alterado, mas o seu pagamento começou no dia 15 de fevereiro. Veja abaixo como consultar e sacar o Abono Salarial em 2023.

Os valores variam de R$ 108,50 a R$ 1.302, dependendo da quantidade de meses trabalhados em 2021.

Anúncio

Consulta PIS/PASEP

A consulta à disponibilidade dos valores e as datas de pagamento foi liberada neste domingo, 05 de fevereiro, via portal Gov.br e pela Carteira de Trabalho Digital.

Quem tem direito?

De acordo com as regras, têm direito ao abono salarial os trabalhadores que estão cadastrados no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos e que receberam, de empregadores que contribuem para os programas, até dois salários-mínimos mensais, em média, no período trabalhado.

É preciso ainda que os dados relativos a 2021 tenham sido informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no e-Social.

Publicidade

Terão direito ao benefício 22,9 milhões de trabalhadores, sendo que 20,4 milhões da iniciativa privada poderão receber pelo Programa de Integração Social (PIS), pago pela Caixa Econômica Federal. Os 2,5 milhões com direito pelo Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) recebem pelo Banco do Brasil.

Veja como consultar o PIS/PASEP passo a passo:

Via internet

1. Acesse o link https://servicos.mte.gov.br/spme-v2/#/login e clique em ‘Entrar com gov.br”

Anúncio

2. Faça login com seu CPF e senha cadastrados no portal gov.br. Caso não tenha cadastro, você pode fazer a inscrição neste site.

3. Na sequência, clique em Abono Salarial. Em seguida, é exibida a informação se o trabalhador receberá ou não o benefício.

Publicidade

Via aplicativo

1. No celular ou tablet, baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, caso não o tenha instalado ainda.

2. Faça login com seu CPF e senha cadastrados no portal gov.br. Caso não tenha cadastro, você pode fazer a inscrição neste site.

Anúncio

3. Na tela inicial, clique em Abono Salarial – Consultar. Caso a opção não apareça, clique no menu da parte de baixo da tela, depois Benefícios e Abono Salarial. Em seguida, será exibida a informação sobre os valores a receber.

Saques PIS/PASEP 2023

O pagamento do PIS/PASEP é referente ao ano calendário de 2021 e terá início no dia 15 de fevereiro até o dia 17 de julho, de acordo com o mês de aniversário. O depósito é realizado automaticamente na conta corrente ou poupança na Caixa.

Anúncio

Para os cidadãos que não possuem conta ativa na Caixa, será aberta uma poupança social digital, pela qual pode ser movimentada via aplicativo Caixa Tem.

Em todos os casos, o beneficiário poderá realizar o saque por meio do Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, conforme o calendário de pagamento.

Sair da versão mobile