O Auxílio Brasil vai continuar em 2023? E o Vale Gás?

O Auxílio Brasil é um benefício social de distribuição de renda que foi lançado há pouco mais de um ano. É um dos principais projetos do atual governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), que chega ao fim nas próximas horas. Por sua vez, o programa que substituiu o Bolsa Família deve continuar a ser pago.

O que tem feito gerar uma série de dúvidas para os beneficiários é o fato de um novo governo estar prestes a tomar posse do Palácio do Planalto. Porém, apesar das incertezas, é correto afirmar que a continuidade do programa social está nos planos do novo governo, embora com um novo nome. Na verdade, o objetivo da nova gestão é o de retomar o popular nome de Bolsa Família.

Anúncio

Mais do que uma simples mudança de nome, a retomada do título do programa tem um valor simbólico. Afinal, foram governos anteriores que implementaram o Bolsa Família. Logo, retomar o programa é fazer com que a marca do mesmo continue presente no dia a dia dos cidadãos brasileiros.

Auxílio Brasil volta a ser Bolsa Família em 2023

Dessa forma, há uma grande probabilidade de que o programa Auxílio Brasil volte a ser o Bolsa Família, que ficou vigente no país pelo tempo de 18 (dezoito) anos. Com isso, algumas das exigências que eram praticadas no Bolsa Família também devem voltar como requisitos. Dentre elas, a exigência da carteira de vacinação atualizada e o acompanhamento da frequência escolar das crianças e dos adolescentes das famílias beneficiárias do programa.

Publicidade

Portanto, o Auxílio Brasil deve sim continuar no ano que vem (2023), apesar do novo nome. Não é como se o programa estivesse sendo descontinuado, mas sim reformulado. Inclusive, a própria substituição do Bolsa Família por esse auxílio também pode ser entendida como uma reformulação do programa social.

O mesmo deve acontecer com outro benefício social, o Vale Gás Nacional. Nesse sentido, ambos os benefícios sociais – Auxílio Brasil e Vale Gás – devem continuar a ser pagos no próximo ano. De certa forma, a notícia alivia os cidadãos que dependem desses valores para manter o orçamento doméstico e familiar em um nível aceitável para a própria sobrevivência.

Anúncio
Sair da versão mobile