Novo Bolsa Família em março: veja o que vai mudar

O tão esperado novo Bolsa Família, prometido pelo governo federal, deve ser lançado no próximo mês de março. A reformulação do programa social de distribuição de renda foi uma das principais promessas de campanha eleitoral do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT).

A pasta do atual governo que mais se encontra envolvida nesse processo de relançamento do programa Bolsa Família é o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Atualmente, o ministro responsável por essa pasta é Wellington Dias. Inclusive, foi o próprio que confirmou o novo Bolsa Família para o mês que vem.

Anúncio

Com toda a certeza, a curiosidade sobre o retorno do programa para a grade do governo federal está focada nas mudanças. E, então, a maior parte delas já foi anunciada. A mudança de título é tão somente uma das novidades.

Nesse sentido, é importante lembrar que o nome Bolsa Família deixou de ser usado, no governo anterior a esse, depois de 18 (dezoito) anos de funcionamento do programa. O nome que o substituiu foi Auxílio Brasil, título que foi oficializado pela gestão do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, do Partido Liberal (PL). A citada substituição aconteceu em meados do mês de novembro de 2021, ou seja, há quase um ano e meio atrás.

A partir de agora, com o novo governo, nunca foi de interesse da atual gestão manter a continuidade do programa tal como ele foi criado e formatado na gestão anterior. Com isso, o programa Auxílio Brasil vai chegar ao fim com pouco mais de um ano de funcionamento. Pouco tempo, quando comparado com o longo tempo de duração do programa Bolsa Família, que será retomado.

Publicidade

Bolsa Família 2023

O que vai mudar no programa?

A partir do próximo mês de março, o Bolsa Família passa a contar com:

Sair da versão mobile