INSS: Central 135 introduz Menu Digital para autoatendimento via Smartphone

A partir de 10 de abril, usuários podem acessar opções de serviço diretamente na tela do celular antes da ligação, visando agilidade e praticidade no atendimento.

INSS (Imagem: Divulgação)

A partir de 10 de abril de 2024, usuários que ligarem para a Central 135 do INSS utilizando um smartphone serão introduzidos a uma nova funcionalidade antes mesmo de iniciar a chamada: um menu digital de autoatendimento será exibido na tela do aparelho.

Esse recurso foi desenvolvido com base nos temas mais recorrentes buscados pelos usuários na Central, e estará inicialmente em fase de testes, sendo implementado gradativamente.

Anúncio

Este menu digital é semelhante a soluções já adotadas no setor privado por bancos e operadoras de telefonia. O objetivo é proporcionar uma experiência mais intuitiva, rápida e eficaz na resolução de dúvidas e na execução de serviços, potencialmente diminuindo o tempo de espera nas chamadas telefônicas.

Ao facilitar o acesso às informações sobre os serviços oferecidos, o menu digital busca orientar os cidadãos de maneira clara e segura.

Importante frisar que o uso do autoatendimento digital não é mandatório. O usuário pode optar por retornar à chamada tradicional a qualquer momento, selecionando a opção “voltar para a ligação”, que direciona imediatamente para o atendimento humano da Central 135.

Publicidade

Além disso, o menu digital e todos os sistemas associados ao INSS cumprem rigorosamente a lei de proteção de dados, garantindo a segurança e a privacidade dos usuários durante o autoatendimento.

Como acesso o Menu digital?

Para acessar o menu digital, é necessário que o usuário tenha uma conexão ativa de dados móveis ou esteja conectado a uma rede Wi-Fi no momento da ligação.

Anúncio

Na ausência de conexão à internet, o sistema encaminha automaticamente a chamada para o atendimento convencional da Central.

Esse avanço tecnológico reflete o compromisso do INSS em modernizar e melhorar a acessibilidade dos seus serviços, oferecendo alternativas que acompanham as mudanças tecnológicas e as expectativas dos cidadãos.

Publicidade

A implantação dessa ferramenta digital visa não apenas agilizar o processo de atendimento, mas também enriquecer a experiência do usuário ao interagir com os serviços públicos.

Em resumo, a nova interface de autoatendimento da Central 135 simboliza um passo importante para a digitalização dos serviços públicos, alinhando-os com práticas já consolidadas no setor privado e reforçando o foco na eficiência e satisfação do usuário.

Anúncio
Sair da versão mobile