Empréstimo Consignado Auxílio Brasil cancelado na Caixa

No dia 24 de fevereiro de 2023, a Caixa Econômica Federal (CEF) confirmou que o empréstimo consignado Auxílio Brasil está cancelado na caixa. Logo depois que as regras do programa foram alteradas pelo novo governo federal, o banco avisou que iria adaptar os seus sistemas, e que então ainda iria considerar se valia a pena continuar oferecendo o produto financeiro para os seus clientes, o que foi visto como uma desvantagem.

Apesar de a Caixa Econômica Federal (CEF) não ser o único banco a oferecer o empréstimo consignado do Auxílio Brasil, essa instituição financeira era responsável por 80% das liberações desse novo crédito, de acordo com o que informam os dados do Ministério da Cidadania.

Anúncio

Nesse sentido, as informações do Banco Central do Brasil (BCB) mostram que, somente no mês de outubro do ano passado, que foi quando o crédito foi enfim lançado, a Caixa emprestou o montante total de R$ 5 bilhões de reais, mais do que qualquer outro banco ou instituição financeira.

Nesse ano, o volume de empréstimo consignado diminuiu de forma considerável, especialmente com a troca da presidência do banco. A partir de então, Maria Rita Serrano, que assumiu o posto da presidência do banco público, suspendeu as novas liberações do crédito para revisão. E, então, agora se confirmou que, depois de um estudo minucioso sobre as condições do empréstimo consignado pelo programa Auxílio Brasil, “o banco decidiu retirar o produto do seu portfólio“.

Publicidade

E para quem já contratou o empréstimo?

Sobre isso, o banco também avisa que, para os contratos que estão vigentes, ou seja, para os empréstimos consignados que já foram contratados anteriormente, nada vai mudar.

De acordo com um comunicado que foi enviado pela Caixa para a imprensa: “O pagamento das prestações continua sendo realizado de forma automática, por meio do desconto direto no benefício“.

Anúncio

Em resumo, quem já contratou o empréstimo consignado do Auxílio Brasil continuará pagando as parcelas do mesmo até que a dívida esteja totalmente quitada. Nesse sentido, a suspensão que foi aplicada pela Caixa fica valendo somente para as novas contratações. Essas que, portanto, não poderão mais acontecer.

Mas então, onde contratar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?

Com a recente suspensão do empréstimo consignado do Auxílio Brasil na Caixa Econômica Federal (CEF), os cidadãos interessados precisam procurar outros bancos e instituições financeiras para então conseguirem alguma chance de ter acesso ao crédito. Essa é a possibilidade mais acessível.

Publicidade

São outras 11 (onze) instituições financeiras que foram habilitadas pelo governo federal, por instrumento do Ministério da Cidadania, para o oferecimento do novo produto. Porém, é necessário conferir diretamente nos sistemas desses bancos se eles já se adaptaram para a efetiva liberação do empréstimo consignado com as novas regras que foram impostas pelo novo governo.

Em caso positivo, o pedido do empréstimo consignado do Auxílio Brasil pode ser feito diretamente no aplicativo dessas redes. Dessa forma, o desconto acontece no mês seguinte ao da liberação do dinheiro.

Anúncio

O empréstimo consignado do Auxílio Brasil está disponível em outras instituições financeiras, como:

Sair da versão mobile