Consultar FGTS com o CPF

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um direito de todos os trabalhadores que possuem contratos formais de trabalho, ou seja, empregos de carteira assinada.

Nesse sentido, para saber se você possui algum saldo disponível no FGTS e então obter informações sobre os seus depósitos, é possível consultar o FGTS com o número do seu CPF (Cadastro da Pessoa Física).

Anúncio

Como consultar o FGTS com o CPF

Existem 2 (duas) maneiras de consultar o FGTS com o CPF. A primeira opção é fazer a consultar por meio do site oficial da Caixa Econômica Federal (CEF) na Internet, que é, portanto, a instituição financeira que tem a responsabilidade pela administração e gerenciamento do FGTS.

Acesse o endereço www.caixa.gov.br e clique na opção de “FGTS”, que está localizada na barra superior do site. Logo em seguida, clique em “Consulte seu FGTS” e informe o seu número do NIS (Número de Identificação Social) ou o número do seu CPF, além de uma senha de acesso cadastrada.

Caso você ainda não tenha uma senha, é possível cadastrar ela dentro do próprio site. Logo depois de fazer o login, serão exibidas em tela as príncipais informações sobre os seus depósitos de FGTS, como por exemplo, o saldo disponível, os depósitos realizados e os saques efetuados.

Publicidade

Por outro lado, a segunda opção é fazer a consulta por meio do próprio aplicativo oficial do FGTS, que está disponível para download na loja de aplicativos do seu aparelho celular.

Então, é só baixar o aplicativo, fazer o login utilizando o número do seu CPF e a senha cadastrada no site da Caixa, e, dessa forma, visualizar as informações sobre os seus pagamentos de FGTS.

Anúncio

Para além da consulta FGTS pelo CPF, é possível obter informações sobre o seu fundo de garantia por meio do seguinte número de telefone: 0800 724 2019. Por meio desse número, o atendimento telefônico é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 horas da manhã até às 21 horas da noite, assim como aos sábados, das 10 horas da manhã até às 16 horas da tarde.

Nesse sentido, é ainda muito importante destacar que a consulta do FGTS pelo CPF somente é possível para quem já possui uma conta ativa do fundo de garantia em seu nome (uma conta que deve ser aberta pelo empregador).

Publicidade

Caso você ainda não tenha uma conta ativa de FGTS, é necessário fazer essa solicitação para o empregador, para que ele então efetue o cadastramento no sistema de todos os seus empregados, sem exceção. Afinal, esse é um direito do trabalhador previsto em lei desde o mês de setembro de 1966.

Opções Disponíveis

Em resumo, por fim, a consulta do FGTS com o CPF é uma forma rápida e fácil de obter uma série de informações sobre os seus depósitos no fundo.

Anúncio

Portanto, é só utilizar o site oficial da Caixa Econômica Federal na Internet, o aplicativo FGTS, ou o número de telefone 0800 724 2019 para então acessar as principais informações sobre o seu saldo de FGTS, assim como sobre os depósitos que já foram feitos em seu nome no fundo de garantia por tempo de serviço.

Sair da versão mobile