Como consultar CadÚnico com o CPF

O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é um instrumento oficial de coleta de informações sobre as famílias brasileiras que se encontram em situação de pobreza e extrema pobreza.

Nesse sentido, o Cadastro Único é utilizado pelo Governo Federal brasileiro para aplicar a concessão de diversos programas sociais, como por exemplo, o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Programa Minha Casa Minha Vida, que voltou para a grade dos programas sociais nesse ano, a partir do novo governo.

Anúncio

É possível consultar o CadÚnico com o CPF, através do site do Ministério da Cidadania. Confira essas informações logo a seguir.

Como consultar o Cadastro Único (CadÚnico) com o CPF

Para consultar o CadÚnico com o CPF, é só acompanhar os passos que estão apresentados logo a seguir:

  1. Acesse o site do Ministério da Cidadania, por meio do seguinte endereço eletrônico https://meucadunico.cidadania.gov.br/.
  2. Clique na opção de “Consultar Cadastro” e informe o número do seu CPF (Cadastro da Pessoa Física)
  3. Preencha os dados solicitados, como o seu nome completo, a sua data de nascimento e o nome da mãe
  4. Clique em “Consultar” para visualizar as informações sobre o seu cadastro no sistema do CadÚnico.

Ao consultar o CadÚnico com o CPF, é possível visualizar uma série de informações como o número do NIS (Número de Identificação Social), a data de cadastramento e as informações da família, como por exemplo, a quantidade de membros e a renda familiar mensal por pessoa (per capita).

Publicidade

Nesse sentido, é muito importante ainda lembrar que, para se cadastrar no CadÚnico, é necessário atender aos critérios de pobreza e extrema pobreza que são estabelecidos pelo governo federal.

Outras opções disponíveis

Para além disso, é também necessário comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou à Secretaria Municipal de Assistência Social do seu município para então realizar o cadastro.

Anúncio

Em resumo, por fim, a consulta do CadÚnico com o CPF é uma forma rápida e fácil de obter diversas informações sobre o cadastro das famílias nos programas sociais. Portanto, é só utilizar o site oficial do Ministério da Cidadania (Dataprev) na Internet para então consultar as informações sobre o seu CadÚnico.

Além disso, é importante não se esquecer de comparecer à unidade do CRAS mais próximo ou à Secretaria Municipal de Assistência Social para realizar o cadastro, no caso de quem ainda não o fez, mas tem o direito de receber os benefícios sociais de acordo com os requisitos que estão previstos em lei.

Publicidade

Sair da versão mobile