Caixa conclui pagamento da parcela de dezembro do Vale Gás

O Vale Gás Nacional está sendo pago pela Caixa Econômica Federal (CEF) nesse mês de dezembro e se encerra nesta sexta-feira, 23. O benefício social, que é um produto do atual governo de Jair Bolsonaro (PL), foi criado um pouco tempo depois da implementação do programa Auxílio Brasil, ainda no ano passado.

Porém, por sua vez, diferentemente do Auxílio Brasil, o Vale Gás Nacional não é um benefício social que é pago todos os meses. Na verdade, o Auxílio Gás é um benefício bimestral.

Anúncio

Com isso, o Vale Gás Nacional é pago a cada 2 (dois) meses. Dessa forma, considerando que ele foi pago no mês de outubro desse ano, os beneficiários do programa já esperavam por um novo pagamento nesse mês de dezembro.

O Auxílio Gás encerra o ano com pagamentos no valor de R$ 112 reais. A definição desse valor segue a referência do valor do botijão de gás de cozinha de 13 quilos.

Publicidade

O órgão que tem a responsabilidade de informar qual é a média do valor do gás de cozinha de 13 kg é a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, a ANP. Portanto, cabe a agência comunicar e confirmar a informação sobre o valor para que o Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania e da Caixa Econômica Federal, determine quanto vai pagar de Vale Gás Nacional em determinado período mensal.

Auxílio Gás de 112 reais

Até o presente momento, os pagamentos do Vale Gás Nacional de dezembro continuam a ser a última parcela de R$ 112 reais por mês. Isso por que a nova PEC (Proposta de Emenda à Constituição) de Transição do novo governo ainda está em processo de tramitação no Congresso Nacional. Logo, ainda não é possível afirmar qual vai ser o valor do Auxílio Gás a partir do ano que vem (2023).

Anúncio

Vale Gás Nacional

A maior parte dos grupos de beneficiários do Auxílio Gás já recebeu o dinheiro do benefício social nesse mês de dezembro. Porém, ainda restam alguns grupos para receber o valor do benefício em suas respectivas contas do Caixa Tem.

Calendário dos Pagamentos

As datas dos pagamentos do Vale Gás Nacional são exatamente as mesmas datas em que o Auxílio Brasil é pago. Tanto que os brasileiros que são beneficiários do Auxílio Gás recebem os dois benefícios ao mesmo tempo, no mesmo dia, na mesma conta.

Publicidade

Mês de Dezembro (12)

Sair da versão mobile