Caixa cancelou empréstimo consignado do Auxílio Brasil; veja onde pedir

Recentemente, a Caixa Econômica Federal (CEF) cancelou a oferta do empréstimo consignado do Auxílio Brasil/Bolsa Família para os seus clientes. Por alguns meses, o banco público chegou a oferecer o empréstimo consignado Auxílio Brasil. A instituição financeira foi, inclusive, a maior oferecedora desse novo crédito no mercado. Porém, até mesmo nessa época, essa questão já era alvo de críticas.

O empréstimo consignado Auxílio Brasil sempre passou longe de ser uma unanimidade no mercado. Na verdade, a maior parte dos especialistas que se pronunciaram sobre o novo crédito, lançado ainda pelo governo anterior, do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, do Partido Liberal (PL), se posicionaram contra a liberação do mesmo.

Anúncio

O conteúdo das críticas esteve concentrado na questão de que esse é um empréstimo consignado que foi criado com o objetivo de ser uma oferta para o público-alvo do programa social de distribuição de renda, Auxílio Brasil. Logo, esse é um público formado por pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica. Portanto, a contratação desse crédito poderia vir a endividar ainda mais essa parte da população, o que, inclusive, já está acontecendo.

Porém, apesar de uma série de críticas, o governo anterior, de Jair Bolsonaro (PL), acabou por lançar o empréstimo consignado Auxílio Brasil sem grandes obstáculos. A liberação do novo crédito veio a acontecer ainda durante o período de campanha eleitoral para a presidência da república, o que foi interpretado, por muitos, como uma medida de caráter eleitoreiro, com o objetivo de angariar um maior número de votos nas eleições.

Empréstimo Consignado Bolsa Família 2023

A partir de então, com um novo governo ocupando o Palácio do Planalto, era esperado que alguma mudança viesse a acontecer. Nesse processo, a Caixa Econômica Federal (CEF), sob uma nova presidência, pediu um tempo para analisar se continuaria a oferecer o empréstimo consignado ou não. A resposta chegou depois de alguns dias. O anúncio foi feito. A oferta do empréstimo consignado foi cancelado na Caixa Econômica Federal.

Publicidade

Com a decisão que a Caixa tomou e anunciou, o cidadão beneficiário do Bolsa Família que tem o interesse de contratar o empréstimo consignado conta com 1 (uma) opção a menos. Portanto, restam 11 (onze) alternativas para a contratação desse crédito por parte dos beneficiários do programa. Elas estão apresentadas logo a seguir.

Sair da versão mobile